PESQUISAR

Blog de Notícias

3 minutos para leitura (646 palavras)

Aprendizado e Diversão: mais de mil crianças passam por Dia de Bombeiro

 

O domingo (30/09), no Parque de Coqueiros, região continental de Florianópolis, foi dedicado às famílias e às crianças com diversas atividades de Bombeiros. Mais de mil crianças aprenderam brincando com os Bombeiros Militares e Comunitários que se esmeraram no preparo e execução das atividades. O Domingo no Parque encerrou com chave de ouro as comemorações dos 92 anos do Corpo de Bombeiros Militar no estado.

 

 

Por volta das 9h as crianças começaram a chegar para as oficinas que foram montadas com as mais variadas atividades de Bombeiros. As atrações mais procuradas foram o passeio de bote a remo, a aeronave Arcanjo e os passeios de quadriciclo. Apesar disso, em todas as atividades se formaram filas para participar.

 

 

Durante todo o dia, os cerca de 50 Bombeiros Militares, escalados do 1° Batalhão, com sede em Florianópolis, do 10° Batalhão, com sede em São José e do Centro de Ensino, se esmeraram em posicionar as crianças nas atividades e proporcionar as instruções, aproximando as crianças do trabalho executado pelos Bombeiros e promovendo a interação com as famílias. A ação foi idealizada pelo Centro de Comunicação Social, do Corpo de Bombeiros Militar.

 

A Banda do 63°Batalhão de Infantaria deu o tom da festa, abrindo a programação do evento, com a execução de músicas do repertório popular brasileiro. 

 

 

 

Veja algumas das atividades desenvolvidas com as crianças e as famílias:

 

Cães de Busca e Resgate: a cadela Malu conduzida pelo Tenente Coronel Parizotto, do 14°Batalhão de Xanxerê, foi trazida especialmente para o evento. O objetivo foi mostras às crianças e às famílias o trabalho desenvolvido pelos binômios da corporação.

 

 

Arcanjo 01: a aeronave de resgate e socorro ficou pousada por um período no meio do parque,  à disposição das famílias para fotos e para que conhecessem seu interior, para que tivessem noção do desafio das equipes em efetuar os resgates e as operações aéreas.

 

 

Bote Inflável: o bote inflável foi colocado no lago em meio ao parque, com uso de remos e coletes salva-vidas as crianças aprenderam sobre noções de operações e resgate aquáticos e marítimos.

 

 

Vestir o EPI: o equipamento de proteção individual- EPI, juntamente com o capacete e os equipamentos de proteção respiratória são de uso operacional dos Bombeiros Militares, para se sentirem um pouco bombeiros e bombeiras por um dia, a criançada posou para fotos com o traje nos mais variados tamanhos de sorrisos.

 

 

Ascenção com cabos e roldanas: uma estrutura com roldanas e cabos foi afixada no parque para que as crianças pudessem ser suspensas com uso de cadeirinhas.

 

 

Caminhão de combate a incêndio: os caminhões de combate a incêndio (usados para transporte de água e mangueiras) e a auto-escada mecânica, usada em operações em que é necessário acessar pavimentos superiores para combater os focos de incêndio, ficaram estacionados para que as crianças e familias pudessem ver de perto os equipamentos e os veículos usados pelos bombeiros.

 

 

Auto Socorro de Urgência: a ambulância de atendimento pré-hospitalar do Corpo de Bombeiros Militar foi apresentada para as famílias, que puderam entrar no veículo e conhecer a estrutura oferecida às vítimas de traumas nas mais diversas situações.

 

 

O coordenador da ação, Tenente Ian Triska, explica que a aproximação dos Bombeiros Militares com a comunidade além de servir para promover noções de segurança também serve para reforçar a confiança no serviço prestado pela corporação. “Muitas vezes, as crianças presenciam os Bombeiros trabalhando nos piores cenários, em ocorrências de acidentes de trânsito ou incêndios. Por isso, esses eventos também ajudam a construir uma imagem mais próxima dos militares com a comunidade e com o público infantil”.

 

 Para ver outros cliques do Dia de Bombeiro no Parque, acesse aqui.

 

 

Texto: Krislei Oechsler- Jornalista

Fotos: Jackson Jacques- Soldado BM

Centro de Comunicação Social

Corpo de Bombeiros Militar.

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193