PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (398 palavras)

Arcanjo 03 remove criança com traumatismo craniano por queda de televisão

 

O último sábado (26/8) foi bem conturbado para a família de um menino de 8 anos de idade de Taió. Ele foi vítima de traumatismo craniano depois que um aparelho de televisão teria caído sobre a cabeça dele. Um vizinho acionou o Corpo de Bombeiros depois de constatar a situação. O menino estaria brincando no quarto e teria se apoiado numa cômoda para levantar quando o aparelho caiu sobre ele.

 

 

 

A equipe do Corpo de Bombeiros de Taió fez o atendimento inicial e encaminhou a criança para o Hospital de Taió, onde ele recebeu atendimento avançado e medicações necessárias para controle da situação e reversão do quadro hemorrágico. Contudo, o quadro continuava instável, com oscilação nos sinais vitais.

 

 

Por determinação da regulação médica do SAMU de Blumenau, o Arcanjo 03 foi acionado para remover a criança até um hospital especializado. Assim que chegou a Taió, a equipe do Arcanjo 03 iniciou o atendimento continuado do paciente, o preparando para a remoção. Porém o quadro clínico começou a piorar novamente. A criança foi entubada e sedada. Dessa forma, a médica do Arcanjo, Dra. Carol Leite, com o auxílio da equipe, iniciou uma corrida contra o tempo para estabilização do paciente. Foram cerca de 2 horas de trabalho para controle dos sinais vitais, que apresentavam grande variação, controle de temperatura corporal, batimentos cardíacos, aspiração do sangramento interno, e o principal, controle da saturação sanguínea (percentual de oxigênio no sangue) que estava bem abaixo dos parâmetros considerados normais.

 

 

Somente por volta das 15h, quando a criança foi estabilizada, o Arcanjo 03 iniciou o deslocamento da vítima do hospital de Taió para o hospital Santo Antônio em Blumenau, com o quadro clínico do paciente durante o deslocamento permanecendo constante e sem grandes variações.

 

 

Após esse período de apreensão e intenso trabalho, a equipe conseguiu efetuar a entrega do paciente em Blumenau, por volta das 16h40min, com o auxílio de uma viatura do SAMU, foi realizado o translado do paciente e entrega definitiva no Hospital de referência para recuperação da criança. Agora fica a torcida de toda a equipe envolvida no atendimento para a melhora do paciente e que seu quadro clínico se estabilize definitivamente.

 

 

A criança continuava em estado grave na UTI Pediátrica do Hospital Santo Antônio, nesta segunda-feira, 28.

 

Créditos: Batalhão Operações Aéreas- Boa

Tenente Jeferson Luiz Machado

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193