Uma das viaturas mais estratégicas do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), a Auto Escada Mecânica (AEM) é um recurso essencial no atendimento a ocorrências complexas e de difícil acesso. Atualmente, a corporação conta com três desses equipamentos, distribuídos estrategicamente em Balneário Camboriú, Criciúma e Blumenau, garantindo maior cobertura e eficiência nas operações que exigem resgate em altura ou acesso a locais de difícil alcance.
Na tarde de domingo, 10, em Balneário Camboriú, o equipamento foi fundamental no resgate de uma mulher e de uma criança durante um incêndio em um prédio residencial. A operação exemplifica como a AEM, aliada ao treinamento das equipes, amplia a capacidade de salvar vidas em cenários críticos. Desde sua chegada à cidade, em 2023, a viatura já foi empregada em 67 ocorrências.
Com 55 metros de alcance, a AEM conta com cesto de resgate com capacidade para até 300 kg, guincho elétrico com capacidade mínima de 5.400 kg e 35 metros de cabo. O equipamento possui ainda elevador de resgate, câmera térmica para localização de vítimas e focos de calor em ambientes com baixa ou nenhuma visibilidade, canhão monitor, gerador elétrico, ventilador de pressão positiva e suporte para maca de salvamento.
Para operar a Auto Escada Mecânica, os bombeiros militares passam por treinamentos específicos e contínuos, que envolvem desde a condução e estabilização da viatura até as técnicas de salvamento e combate a incêndio em altura. Esse preparo garante não apenas a segurança das vítimas, mas também a proteção da própria guarnição.
O uso da AEM também se destacou recentemente em Blumenau, na segunda-feira, 11, quando o equipamento foi utilizado para resgatar com segurança um trabalhador que sofreu uma crise convulsiva enquanto instalava placas solares no telhado de uma edificação na Rua XV de Novembro.
O comandante-geral do CBMSC, coronel Fabiano de Souza, ressalta que esse tipo de recurso é estratégico para a pronta resposta em diversas situações: "A Auto Escada Mecânica é uma ferramenta de alto valor para nossa atividade. Ela amplia nosso alcance, garante mais segurança para a guarnição e para as vítimas, e aumenta significativamente as chances de sucesso em operações complexas."