PESQUISAR

Blog de Notícias

3 minutos para leitura (557 palavras)

BATALHÃO DE OPERAÇÕES AÉREAS COMEMORA 08 ANOS DE HISTÓRIA EM BLUMENAU

No dia 05, quinta-feira, foi realizada uma solenidade militar em comemoração aos 08 anos de história do Batalhão de Operações Aéreas (BOA), em Blumenau.  

A solenidade iniciou com o ato de entrega de três cardioversores pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) de Santa Catarina para o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), equipamentos estes que permitem o manejo de diversas condições de parâmetros do paciente tais como trauma, parada cardiorrespiratória, dor torácica, insuficiência respiratória, problemas pediátricos, entre outros, proporcionando um melhor diagnóstico pelas equipes de saúde que tripulam as aeronaves "Arcanjos", sendo o valor unitário de R$ 28.750,00.



Seguiu-se com o ato de entrega de tarjeta de voo de Comandante de Operações Aéreas para a tenente Fernanda Corrêa Reck, a qual se tornou a primeira oficial piloto de avião da Segurança Pública do estado. Também foi entregue certificado de conclusão de curso ao cabo Renato Augusto Mertins por ser o primeiro mecânico de aeronaves do CBMSC. 



Posteriormente, foi o momento de homenagear os profissionais da saúde que obtiveram o título de especialista em medicina de emergência e medicina aeroespacial e os enfermeiros de voo que obtiveram o título em enfermagem aeroespacial. Os agraciados do Samu Aeromédico de Santa Catarina foram: Dra Daise Esswein Muller, Dr Fabrício Correia, Dr Guilherme Sendkto Resener e Enfermeiras Euseli de Assis Batista e Thatiany Uliano. 



Na sequência houve uma homenagem a duas pessoas que foram atendidas pelo Arcanjo-03, helicóptero do BOA/CBMSC que fica baseado em Blumenau. Ambos, um homem e uma mulher, foram vítimas de parada cardiorrespiratória e sobreviveram graças à rápida intervenção da equipe de suporte avançado que tripulava as aeronaves do CBMSC. Foi um ato bastante emocionante, já que houve o reencontro das equipes com as vítimas atendidas.


Por fim, houve o ato de entrega de medalhas, em que foram condecorados civis e militares pelos relevantes serviços prestados ao BOA e ao CBMSC. Foram as seguintes medalhas entregues: medalha Mérito da Aviação, medalha Mérito de Tempo de Serviço por 20 e 30 anos, medalha do Mérito Comunitário e medalha do Mérito Bronze.



Atualmente, como parte das atribuições do BOA, compete realizar atividades de resgate e transporte aeromédico especializado, combate a incêndios, busca e salvamento, atendimento pré-hospitalar, prevenção, proteção ao meio ambiente, defesa civil, e apoio aos demais órgãos do estado, municípios e união com a utilização de suas aeronaves denominadas "Arcanjos".

Para que esta história desse certo e fosse um sucesso, foi também graças a atuação de forma integrada com a coordenação do Samu Aeromédico de Santa Catarina, com recursos humanos, técnico-científico, dos enfermeiros e médicos de voo que tripulam as aeronaves.

Por fim, após 08 anos, o Arcanjo-03 registra a marca expressiva de mais de 3.200 mil ocorrências atendidas através de um serviço aeromédico especializado, com aeronaves devidamente configuradas e tripuladas com equipe de saúde. 


Créditos:
Texto: tenente Leandro Grande Cenedesi
Imagens: Divulgação CBMSC/BOA
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube.

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193