PESQUISAR

Blog de Notícias

3 minutos para leitura (595 palavras)

BATALHÃO DE OPERAÇÕES AÉREAS DO CBMSC REALIZA TRANSPORTE AEROMÉDICO MAIS DISTANTE DA SUA HISTÓRIA

O Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) e o SAMU Aeromédico de SC realizaram transporte aeromédico mais distante de sua história com a aeronave "Arcanjo-06"

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), por meio do Batalhão de Operações Aéreas (BOA), em parceria com o SAMU Aeromédico de SC, realizaram neste mês de Outubro, no dia 19, uma missão de transporte aeromédico de um adulto do município de Altamira, no estado do Pará, para Joaçaba, estado de Santa Catarina, sendo esta a missão de transporte aeromédico mais longínqua já realizada. 

O pedido deste transporte de repatriamento foi encaminhado pela Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES) ao Médico Regulador de Voo (MRV), profissional do SAMU Aeromédico de SC, que é o responsável que trabalha na coordenação dos voos dos Arcanjos juntos às equipes de voo (pilotos bombeiros militares e médicos e enfermeiros de voo do SAMU Aeromédico de SC). O paciente que estava internado desde o dia 26 de Setembro teve seu quadro clínico agravado enquanto estava internado na localidade de Altamira, e como não podia ser transportado sentado em transporte comercial regular, o BOA foi acionado para cumprir esta missão de repatriamento.



Após a análise da viabilidade do transporte, levando em consideração o quadro clínico do paciente, municípios de origem e destino do voo, meteorologia, dentre outros aspectos que precisam ser considerados, o Arcanjo-06, avião empregado nesta missão, decolou de Florianópolis, precisando realizar escalas em Curitiba (Paraná) e em Gurupi (Tocantins), para abastecer, uma vez que são mais de 3.000km, considerando uma rota retilínea. A equipe pernoitou na cidade e voltou no dia seguinte com o paciente, decolando de Altamira, realizando escala em Barra do Garças (Mato Grosso), decolando na sequência para Joaçaba, destino final do paciente. Foram cerca de 14 horas de voo sendo o paciente transferido do Hospital Regional Público da Transamazônica, em Altamira-PA, para o Hospital Universitário Santa Terezinha, em Joaçaba, para continuar o seu tratamento em virtude de Doença Neurológica isquêmica advinda de um Traumatismo cranioencefálico em um acidente ocorrido fora do estado de Santa Catarina.



Para este tipo de transporte aeromédico, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina conta com uma aeronave pressurizada, um KingAir, modelo C90Gti, matrícula PS-TAH, denominado "Arcanjo-06", locada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), de modo a atender pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O transporte aeromédico representa importante meio de auxílio nos transportes inter-hospitalares. Por meio dele é viável percorrer grandes distâncias em um espaço de tempo muito menor, em comparação com outros meios e se torna um diferencial para atender aqueles pacientes que não suportam longos traslados via terrestre.

O Comandante da Aeronave, o Capitão Bombeiro Militar Fábio Fraga, destacou "que foi o maior transporte já realizado pelo Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina em parceria com SAMU Aeromédico de SC, missão bastante complexa que exigiu um planejamento bem detalhado".

Finalizando, ressalta-se que os atuais transportes aeromédicos são humanizados por permitir que um familiar acompanhe o voo. Fato que ocorreu neste voo.


Créditos:
Texto: tenente Leandro Grande Cenedesi
Imagens: Divulgação CBMSC/BOA
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube.

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193