PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (337 palavras)

BATALHÃO DE OPERAÇÕES AÉREAS E SAMU AEROMÉDICO DE SANTA CATARINA REALIZAM TRANSPORTE DE EMERGÊNCIA E GARANTEM TRANSPLANTE DE RINS EM MENOS DE 4 HORAS

Na noite da última quinta-feira, 26, o Batalhão de Operações Aéreas (BOA) e SAMU Aeromédico de SC realizaram um transporte de emergência, em menos de 4h, que resultou no sucesso de um transplante de rins para um adolescente de 14 anos que aguardava pelo órgão há cerca de um ano.

A agilidade das equipes foi crucial para a realização do procedimento. A jornada iniciou por volta das 19h quando a Central de Regulação do SAMU da região do Alto Vale atendeu a um chamado urgente e especial de uma enfermeira do posto de saúde de Chapadão do Lageado. 

A situação envolvia uma mãe e seu filho de 14 anos, que haviam recebido a notícia de que o transplante de rins do menino estava marcado para acontecer naquela mesma noite, porém o procedimento seria realizado em Porto Alegre no Rio Grande do Sul (RS).



A partir desse momento, montou-se uma logística de transporte terrestre e aéreo para garantir que o paciente chegasse a Porto Alegre até as 23h. 

A Unidade de Suporte Básico de Ituporanga, com o auxílio da Polícia Rodoviária Estadual, realizaram o transporte do adolescente até a Base do BOA do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) onde uma equipe especializada do serviço aeromédico do SAMU deu continuidade ao transporte.

A mãe do jovem conta que o filho aguardava ansioso pelo transplante "Foi um momento muito especial. Conseguimos chegar graças ao trabalho desses profissionais. Meu filho está bem, se recuperando da cirurgia", comemora.


Créditos:
Texto: Karla Lobato - Comunicação SES/SC
Imagens: Divulgação CBMSC/BOA
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube.

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193