PESQUISAR

Blog de Notícias

3 minutos para leitura (669 palavras)

BATALHÃO DE OPERAÇÕES AÉREAS REALIZA EVENTO “PORTAS ABERTAS” EM COMEMORAÇÃO AOS 13 ANOS DE ATUAÇÃO

Para fins de informação histórica o Batalhão de Operações Aéreas (BOA) foi ativado dia 20 de Janeiro de 2010, data em que atendeu a primeira ocorrência às 17h20min, sendo um acidente de trânsito carro x caminhão na BR-282, com vítima presa em ferragens. 

Compunham aquela pioneira tripulação os seguintes pioneiros: piloto major Lopes, comandante de operações aéreas capitão Kemper, tripulante operacional: soldado Aurélio. Na tripulação médica do SAMU: doutor Saule e o enfermeiro André. Ressalta-se que para esse voo ocorrer, houve vários fatos pretéritos, sendo um esforço de vários colaboradores e um trabalho conduzido por várias esferas de governo.



Somente alguns dias depois, em 02 de fevereiro de 2010, por meio do Decreto Estadual nº 2.966 é que foi oficialmente criado e ativado o Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), com sede no município de Florianópolis.


Uma curiosidade sobre a origem do nome "Arcanjo"

Em novembro e dezembro de 2008, no Vale do Itajaí, em virtude das fortes chuvas que assolaram a região, foi realizada a "Operação Arca de Noé" de modo a organizar uma resposta à tragédia. Foi uma das maiores operações de socorro aéreo que já foram montadas no país. Vieram cerca de 30 aeronaves de asas rotativas para ajudar, entre elas das Forças Armadas, da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, aeronaves de São Paulo, Rio de Janeiro, da Polícia Rodoviária Federal e até do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). Após o evento, o que se revelou foi a inexistência do serviço de operações aéreas no CBMSC. Como no estado de MG o nome "Arcanjo" era o nome da primeira aeronave de asas rotativas que operou em solo catarinense com as cores do Corpo de Bombeiros e seu apoio foi substancial na resposta durante a operação, em forma de reconhecimento e coerência por desenvolver as mesmas missões institucionais, foi adotado o nome "Arcanjo" para as aeronaves do BOA/CBMSC.


Atribuições do BOA

Atualmente, como parte das atribuições do BOA, compete realizar atividades de resgate e transporte aeromédico especializado, combate a incêndios, busca e salvamento, atendimento pré-hospitalar, prevenção, proteção ao meio ambiente, defesa civil, e apoio aos demais Órgãos do Estado, Municípios e União com a utilização de suas aeronaves denominadas "Arcanjos".

Para que esta jornada de 13 anos de história desse certo e fosse um sucesso, foi essencial a atuação de forma integrada com a Coordenação Aeroespacial do Grupo de Resposta Aérea de Urgência do GRAU/SAMU-Santa Catarina, a qual disponibiliza recursos humanos e técnico-científico por meio dos enfermeiros e médicos de voo que tripulam as aeronaves.

Por fim, após 13 anos, o batalhão registra a marca expressiva de mais de 13.000 mil ocorrências atendidas e quase 11.000 mil pessoas atendidas/socorridas através de um serviço aeromédico especializado, com aeronaves devidamente configuradas e tripuladas com equipe de saúde.


Evento "Portas Abertas"

O evento "Portas Abertas" foi realizado pela primeira vez na sede do BOA-Florianópolis, em comemoração aos 13 anos do batalhão, de modo a oportunizar que a população pudesse conhecer a base das aeronaves do CBMSC que realizam as operações cotidianamente. O evento aconteceu entre 14h e 18h de sexta-feira, 13, com cerca de 350 inscritos.



Além da exposição das aeronaves em si, também foram deixados à disposição alguns materiais utilizados nas ocorrências de combate a incêndios florestais, resgate de pessoas em ambiente aquático, dentre outros.  



Além da exposição, as crianças também puderam se aventurar em uma tirolesa montada para o divertimento dos pequenos.


Créditos:
Texto: tenente Leandro Grande Cenedesi
Imagens: Divulgação CBMSC/BOA
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193