PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (421 palavras)

BATALHÃO DE OPERAÇÕES AÉREAS REALIZA TRANSPORTE AEROMÉDICO DE CHAPECÓ PARA FLORIANÓPOLIS

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), por meio do Batalhão de Operações Aéreas (BOA), em parceria com o SAMU Aeromédico de SC, realizou, no dia 28, o transporte de uma feminina adulta de Chapecó para Florianópolis, a qual precisou ser removida via aérea devido à gravidade do seu quadro clínico.



O pedido deste transporte entrou via Central Estadual de Regulação Inter-Hospitalar na noite de 27 de Março e, devido a necessidade de maior estabilização do quadro clínico da paciente para o transporte, a aeronave decolou às 13h32 de Florianópolis, pousando às 14h46min em Chapecó, sendo a paciente transferida do Hospital Regional do Oeste em Chapecó para o Hospital Governador Celso Ramos em Florianópolis para o tratamento de síndrome hemolítica-urêmica.

Já se esse transporte fosse feito via terrestre levaria cerca de 12 horas de deslocamento e poderia piorar as condições do quadro clínico da paciente, tornando-se onerosa e inviável por manter uma USA (Unidade de Suporte Avançado) empenhada nesta remoção.



Para este tipo de transporte aeromédico, o CBMSC conta com uma aeronave pressurizada, um KingAir, modelo C90 Gti, matrícula PS-TAH, denominado "Arcanjo-06", locada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), de modo a atender pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

O transporte aeromédico representa um importante meio de auxílio nos transportes inter-hospitalares. Por meio dele é viável percorrer grandes distâncias em um espaço de tempo muito menor, em comparação com outros meios e se torna um diferencial para atender aqueles pacientes que não suportam longos traslados via terrestre.



O Comandante de Operações Aéreas do Arcanjo-06, o Tenente Grande, destacou que "o voo foi bem conduzido graças à boa coordenação da equipe de saúde conjuntamente com os tripulantes do BOA, sem mencionar que um tipo de missão como esta só é possível de se realizar, pois a aeronave locada pela SES traz esta autonomia e segurança para as equipes que participam do planejamento da missão".

Sem mencionar que os atuais transportes aeromédicos são humanizados por permitir que um familiar acompanhe o voo. 


Créditos:
Texto: Tenente Leandro Grande Cenedesi
Imagens: Divulgação CBMSC/BOA
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube; Twitter.

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193