PESQUISAR

Blog de Notícias

1 minuto para leitura (283 palavras)

Bibliotecárias apresentam trabalhos sobre CBMSC em Congresso

A organização do 26º Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação publicou na segunda quinzena de setembro os trabalhos sobre o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) apresentados pelas bibliotecárias que atuam junto ao Centro de Ensino Bombeiro Militar (CEBM) durante o evento realizado no mês de julho na cidade de São Paulo.

 

O congresso reuniu bibliotecários de todo o país com a proposta de debater iniciativas nos diversos campos da Biblioteconomia e Ciência da Informação. Representando o CBMSC, as bibliotecárias Marchelly Porto e Natalí Vicente apresentaram projetos implementados na instituição Bombeiro Militar catarinense.

 

A primeira apresentação foi referente a adoção de softwares específicos no gerenciamento das atividades da Biblioteca, que atendem a política de uso de software livre da Corporação, tais como o Joomla (site); Gnuteca (automação de bibliotecas) e o SEER (revista científica). A Biblioteca do CEBM é pioneira no país, entre corporações Bombeiro Militar, na criação de uma biblioteca digital, entretanto não havia até então nenhum trabalho teórico apresentado em evento que pudesse respaldar e certificar este projeto. (Leia o projeto)

A segunda apresentação tratou do espaço da biblioteca enquanto ambiente de socialização, em que discorre como o espaço por meio de seu regulamento, estabelece um ambiente de livre acesso, independente do posto ou graduação, sendo desnecessária a solicitação de permissão a superiores para entrar, permanecer ou sair do espaço da Biblioteca.

 

Esse tipo de discussão, do uso do espaço da biblioteca, é recorrente na área da Biblioteconomia, com foco em inclusão e socialização, cidadania, etc., no ambiente militar essa temática se torna ainda mais especial e inédita. (Acesse)

 

Marchelly Porto (CRB 14.1177) e Natalí Vicente (CRB 14/1105), Bibliotecárias do CEBM

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193