Blumenau capacita Servidores para pilotagem de drones

O 3º Batalhão de Bombeiros Militar (3ºBBM) realizou uma capacitação de pilotagem de aeronaves remotamente pilotadas (RPA) para dez servidores públicos da Prefeitura de Blumenau na semana passada. Os participantes foram agentes da Defesa Civil, da Secretaria de Saúde e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade.

301120204

Durante a instrução, os alunos puderam aprender e reforçar o que já sabiam sobre como operar os drones com habilidade e segurança, seguindo as normas da Agência Nacional de Aviação Civil. Agora, os servidores poderão agir com mais eficiência no seu cotidiano e em ocorrências com a utilização dos drones.

Essa parceira entre o 3°BBM e a Prefeitura tem o objetivo de melhorar o atendimento à população. No ato de entrega dos certificados de conclusão da capacitação, o coronel Carlos Olimpio Menestrina, Secretário de Defesa Civil de Blumenau, afirmou que o objetivo foi alcançado. “Ficamos imensamente felizes com a realização dessa capacitação. Com isso, os nossos servidores estão capacitados para usar o drone com segurança. Assim, vamos poder facilitar e melhorar o nosso atendimento em ocorrências de difícil acesso”, afirma.

301120203

A utilização do drone permite ao servidor vistoriar lugares onde há risco para a sua integridade física. Em uma cena de deslizamento de terra, por exemplo, o drone pode procurar por vítimas no ambiente instável. Em uma edificação com risco de colapso, a aeronave pode fotografar rachaduras que facilitam a avaliação da estrutura, vistoriar caixas d’água de difícil acesso para o controle da dengue, entre tantas outras atividades de risco. “A principal importância do curso para os servidores municipais capacitados foi o ganho em termos de segurança, de eficiência e de precisão que o emprego das aeronaves irá proporcionar nas ações de prevenção e de resposta operacional desenvolvidas na rotina das respectivas atividades”, ressalta o Subcomandante do 3°BBM, Major Daniel Gevaerd Muller.

Texto: Soldado BM Valmir Martins Júnior e Natiele de Oliveira
Imagens: Natiele de Oliveira