PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (439 palavras)

Blumenau: Drones auxiliam Bombeiros Militares em ocorrências

Em Blumenau, a última semana foi marcada pelo forte calor que resultou em incêndios florestais e duas vítimas de afogamentos no rio Itajaí-Açú. Para auxílio nas buscas, foi aplicada a utilização de RPA s (Remotely Piloted Aircraft), popularmente conhecidas como “drones”. As ações demonstraram a importância do conhecimento e constante treinamento recebido pelos Bombeiros Militares quanto ao uso das RPAs.

 

 

No bairro Salto do Norte, foram registrados dois afogamentos entre os dias 9 e 12/12. O local é conhecido como “Garganta do Diabo” devido às fortes correntezas, o que dificultou a localização imediata das vítimas. As buscas foram iniciadas na manhã do dia 10, com uso do drone Hórus 11, pilotado pelo Soldado BM Valmir e Soldado BM Mertins. Enquanto seguiam com o trabalho de busca, os Bombeiros foram acionados para prestar apoio a um incêndio florestal de grandes proporções (cerca de 25 mil m²). O incêndio ocorreu ao lado do Parque São Francisco de Assis e Shopping Neumarket, que foram preservados.

 

 

 

As ações dos pilotos com uso do drone auxiliaram as guarnições e o Comandante de Área na estratégia de combate e acessos ao incêndio. O equipamento possibilitou a observação de imagens aéreas em tempo real pelas equipes de socorro e oficial responsável, além de registrar a atuação dos Bombeiros no combate. Com uso da RPA, foram realizados voos para buscar áreas de captação de água para o helicóptero Arcanjo-03, facilitando o combate aéreo ao incêndio.

 

 

As buscas pelo jovem desaparecido foram reiniciadas na terça-feira (11), dia seguinte ao incêndio. A equipe localizou o corpo da vítima no rio Itajaí-Açu, infelizmente em óbito. Na quarta-feira (12), outro registro de afogamento mobilizou os pilotos do drone Hórus 11. Desta vez, os pilotos Major BM Sarte e Soldado BM Da Silveira foram acionados para o mesmo local do afogamento anterior, na “Garganta do Diabo”.

 

 

O trabalho de buscas foi iniciado na quinta-feira (13). O piloto Soldado BM Valmir auxiliou nas buscas, em conjunto com as guarnições que atuavam com embarcação no rio Itajaí-Açú. Na sexta-feira (14), a vítima foi encontrada, infelizmente falecida. A guarnição realizou o resgate do corpo, que foi encaminhado para o Instituto Médico Legal – IML.

 



A atividade de RPA (Remotely Piloted Aircraft) tem como objetivo auxiliar as guarnições nas missões e complementar o serviço de atendimento a emergências, mapeamento de regiões e, dentro da legislação vigente, realizar voos seguros para salvar e guardar vidas e patrimônio. No total, foram registradas 4h21 minutos de voo durante as ocorrências.

 

Créditos: Soldado BM Valmir
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

 

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193