PESQUISAR

Blog de Notícias

3 minutos para leitura (585 palavras)

BOA celebra 9 anos com passagem de comando e homenagens

 

Na manhã desta quarta-feira (30), foi realizada a cerimônia alusiva ao 9º aniversário do BOA - Batalhão de Operações Aéreas do CBMSC, comemorado oficialmente em 2 de fevereiro. A solenidade também contou com a passagem de comando do batalhão, entrega de medalhas e homenagens aos militares e vítimas socorridas pelo serviço de resgate aeromédico especializado.

 

Homenagens

 

 

Os Cabos BM Gianotti, Juliano, 2º Sargento BM Rubens Ataíde de Aguiar e 3º Sargento Jonas Valmiro Martins receberam referencias elogiosas por atendimentos em ocorrências de afogamento.

 

Em dezembro de 2018, a equipe da aeronave Arcanjo-01 foi acionada para atender uma ocorrência com vítima de choque elétrico. O paciente Marcos Aurélio Nunes foi eletrocutado e lançado ao chão numa altura de três metros, devido ao forte impacto do choque elétrico. A vítima sofreu parada cardiorrespiratória e ficou durante 40 minutos sob manobras de ressuscitação, mas reagiu bem aos estímulos e hoje se recupera sem sequelas.

 

 

Isabeli foi diagnosticada em 2009 com miocardiopatia hipertrófica, doença do músculo cardíaco que provoca deficiência funcional do coração. Em 2017, a jovem apresentou insuficiência cardíaca e necessitou do transplante de órgão. A paciente foi convocada em 2018 para a cirurgia, dando início a uma corrida contra o tempo na coleta e transporte do coração compatível. Duas aeronaves foram empenhadas para levar o órgão ao Hospital Santa Isabel, em Blumenau. Isabeli recebeu o novo coração e passou por 6 horas de cirurgia, recuperou-se e hoje passa bem. O sucesso da ação foi alcançado graças ao envolvimento das equipes do Corpo de Bombeiros Militar e SAMU.

 

 

Assunção de Comando de Aeronave

 

 

Após mais de 500 horas de voo, distribuídas em dois cursos de formação teórico e prático e cinco estágios de especialização no período de quatro anos, o 1º Tenente BM Fábio Fraga cumpriu os requisitos e concretizou o sonho da assunção de comando de uma aeronave de salvamento. A partir de agora, o Tenente passa a integrar o grupo de comandantes de aeronave do BOA do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.

 

 

Passagem de Comando

 

 

Durante a celebração de 9 anos do Batalhão de Operações Aéreas, o Tenente Coronel BM Diogo Bahia Losso passou o Comando da Corporação ao Tenente Coronel BM Giovanni Matiuzzi Zacarias. O Comandante substituído deixou o cargo após um ano no exercício da função e foi homenageado pela corporação. Após realização da revista à tropa, o Tenente Coronel Matiuzzi  assimiu oficialmente o cargo de comando do Batalhão de Operações Aéreas do CBMSC.

 

 

Entrega de medalhas

 

 

Foram entregues medalhas de mérito de aviação do CBMSC aos militares estaduais e federais, civis e instituições que tenham contribuído significativamente com a corporação, além de prestar relevantes serviços à causa da aviação do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. O Comandante-Geral do CBMSC, Coronel BM João Valério Borges, foi agraciado e fez a entrega de medalhas aos militares e autoridades presentes.

 

 

 

Estiveram presentes o Comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, Secretário de Estado da Segurança Pública e Comandante-Geral da PM, Coronel PM Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior, Coronel BM João Valério Borges, Subcomandante-Geral do CBMSC, Coronel BM Edupércio Pratts, além de autoridades militares e civis, familiares e imprensa local.

 

Confira a galeria completa do fotógrafo Soldado BM Jackson Jacques clicando aqui.

 

 

Créditos: Fotos: Soldado BM Jackson Jacques. Texto: Mônica Andrade – Estagiária
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

 

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193