Com apenas nove anos, a pequena Lara, da cidade de São José, já demonstrou o impacto positivo que o Programa Bombeiro Mirim pode ter na vida de uma criança — e também na vida de quem está ao seu redor. Formada no dia 16 de julho pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), ela aplicou, poucos dias depois, uma técnica de desobstrução de vias aéreas para salvar a vida da prima de apenas três anos de idade, que se engasgou enquanto fazia uma refeição com a família.
A ocorrência foi relatada por sua avó, Nilza, que entrou em contato com o CBMSC para agradecer emocionada pelo trabalho realizado no programa. "Minha netinha se engasgou com palitinhos fritos, e a Lara, que havia acabado de concluir o curso do Bombeiro Mirim, aplicou a técnica que aprendeu. Graças a Deus e aos bons ensinamentos que recebeu, teve êxito em desengasgar a priminha. Parabéns e muito obrigado por salvar mais uma vida, mesmo à distância!", afirmou.
O episódio aconteceu na tarde de 25 de julho, apenas nove dias após a formatura. Enquanto a família se reunia para uma refeição, a criança menor se engasgou de forma silenciosa, sem que os adultos percebessem. Foi Lara quem identificou a situação e agiu prontamente, demonstrando coragem, atenção e preparo — qualidades reforçadas pelo conteúdo do Programa Bombeiro Mirim.
A avó, que presenciou o ocorrido, destacou ainda que esta não foi a primeira vez que Lara esteve envolvida em situações de emergência. Desde muito pequena, ela demonstrava atenção aos detalhes e vontade de ajudar. Aos três anos, foi a responsável por pedir socorro ao perceber que Nilza estava passando mal — fato que levou ao diagnóstico de um problema cardíaco.
Alguns anos depois, aos cinco anos, ela chamou por ajuda ao encontrar uma vizinha, que considera como "avó do coração", caída após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Além da maturidade diante de situações críticas, Lara também chama atenção pelo cuidado no dia a dia. Ela mantém um caderno com todas as informações sobre os medicamentos da avó, contatos de emergência e endereço da residência. Com grande interesse por animais, diz que quer ser bióloga no futuro e demonstra, desde cedo, o espírito de serviço e empatia que o CBMSC busca desenvolver por meio de seus programas sociais.
O Programa Bombeiro Mirim é uma iniciativa educacional e preventiva do CBMSC voltada a crianças e adolescentes. Por meio de atividades teóricas e práticas, promove noções de primeiros socorros, cidadania, segurança e responsabilidade social em escolas públicas, em todo o Estado.
Histórias como a de Lara reforçam o papel fundamental da educação preventiva no fortalecimento da cultura de autoproteção e no estímulo a atitudes solidárias. A formação de jovens conscientes, solidários e preparados para agir faz parte da missão institucional de salvar vidas, proteger e servir à sociedade catarinense.