Bombeiro de Aço: Militares são selecionados para campeonato nacional

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina realizou neste sábado (27/10), a seleção dos melhores profissionais que representarão Santa Catarina no Campeonato Nacional Bombeiro de Aço. O evento ocorrerá em Foz do Iguaçu, Paraná, durante o Senabom - Seminário Nacional de Bombeiros. A seletiva para o campeonato foi realizada no Centro de Ensino Bombeiro Militar, em Florianópolis, e avaliou a qualidade técnica e resistência de nove Bombeiros Militares de todo o Estado.

A prova específica contou com a simulação de situações comuns na rotina de atendimento a ocorrências e permitiu a avaliação do condicionamento físico dos Bombeiros Militares.

Novo sistema é testado durante as avaliações

O preparo e condicionamento físico são fundamentais no exercício da atividade Bombeiro Militar. Por este motivo, a corporação tem investido recursos para desenvolver um método de treinamento específico para o CBMSC. Recentemente a Divisão de Educação Física adquiriu um sistema de monitoramento de variáveis fisiológicas em tempo real e estreou o uso do equipamento durante a seletiva.

O equipamento possui tecnologia Finlandesa e é composto por uma cinta que transmite os batimentos cardíacos do Bombeiro Militar para um computador. O preparador físico monitora constantemente a intensidade do esforço ao qual o profissional está sendo submetido e consegue verificar qual o momento certo de retirá-lo da área de trabalho para que descanse, ou se o tempo de descanso foi adequado para que ele possa retornar a atividade sem riscos para a saúde. O monitoramento é feito através de um computador, e possibilita o acompanhamento simultâneo de até 40 pessoas.

De acordo com a Divisão de Educação Física, esta foi a primeira vez que a viabilidade do equipamento foi testada. A avaliação do sistema foi positiva e mostrou-se confiável para o uso prático em operações reais, permitindo extrair dados importantes para melhorar o desempenho operacional dos Bombeiros. Antes do uso efetivo, serão realizados diversos testes com o uso do aparelho em atividades operacionais.

Conheça os Bombeiros Militares selecionados:

- Aluno Soldado BM Maicon Gurzinski - Tempo de prova: 2 minutos, 00 segundos e 00 centésimos.

Gurzinski tem 26 anos, é natural de Canoinhas e está concluindo o Curso de Formação de Soldados em Florianópolis. Esta é a primeira vez que participa do desafio Bombeiro de Aço.

- Cabo BM Williann Braviano Maria - Tempo de prova: 2 minutos, 16 segundos 60 centésimos.

Braviano tem 32 anos e trabalha no núcleo de Educação Física do Centro de Ensino Bombeiro Militar. O Cabo representará a corporação pela terceira vez no Campeonato Nacional Bombeiro de Aço.

Confira as imagens da seletiva clicando aqui.

Créditos: 1º Tenente BM Natália Cauduro da Silva – Chefe Divisão Educação Física. Fotos: Soldado BM Jackson Jacques.