PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (328 palavras)

Bombeiro Militar de Santa Cecília é homenageado pela Câmara de Vereadores

O soldado Felipe recebeu na segunda-feira, 8, uma honraria na Câmara de Vereadores do Município de Santa Cecília. O Militar que está no seu segundo ano de atividade como bombeiro atendeu uma ocorrência de um bebê recém-nascido, vítima de engasgamento.

10022021A

A ocorrência aconteceu por volta das 21h quando o militar escutou um carro chegando na garagem de viaturas do quartel e em seguida ouviu a voz de uma mãe pedido por ajuda. Prontamente o soldado Felipe foi até as pessoas no veículo quando recebeu o recém-nascido no colo.

Prontamente o soldado segurou a criança e em uma detalhada avaliação percebeu que se tratava de uma obstrução de vias aéreas e executou as manobras de tapotagem para que a vítima expelisse as secreções que a mantinham engasgada.

Como relata a comissão da Câmara municipal de Santa Cecília, tudo aconteceu em questões de segundos em que a destreza e o conhecimento do militar foram essenciais para salvar a vítima.

 

Entenda o caso

 

Relato da ocorrência

Por volta das 21h10mim de sábado, 23, a guarnição do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Cecília foi acionada por um casal que trouxe seu bebê uma recém-nascida, de apenas 8 dias, que segundo eles estava com suas vias aéreas obstruídas após ser amamentada.

A guarnição prontamente ao confirmar a situação repassada pelos pais, identificou que a bebê estava consciente porém sem apresentar movimentos respiratórios, e realizou as manobras de desobstrução, rapidamente a bebê expeliu a secreção que estava obstruindo suas vias aéreas e voltou a apresentar movimentos respiratórios normalmente.

A guarnição encaminhou a recém-nascida, que estava consciente e estável, acompanhada por sua mãe para o pronto socorro municipal para uma avaliação médica.

Após avaliação a bebê foi liberada pela equipe médica e passa bem.

 

Veja o vídeo: Clicando aqui

 

 

Créditos:
Texto: 1º Tenente Luíza Fregapani Silva
Imagens: B5 do 2ºBBM
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 9 8843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

 

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193