PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (456 palavras)

Bombeiro Militar salva criança de 7 dias por telefone em Lages

Por volta das 19h40min da última terça-feira, 18, o 5º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de SC, com sede em Lages, foi acionado pela central de ocorrências (Cobom) do telefone 193, informando o engasgamento de uma criança de 7 dias de vida.

A mãe, desesperada, informou ao soldado BM Ozair Hoffmann da Cruz Junior, que o filho estava engasgado e não conseguia respirar. Após pedir para que ela se acalmasse, o bombeiro militar passou as instruções necessárias para que a criança voltasse a respirar.

“A senhora deve colocar a criança nos braços, com a barriga para baixo, abrir a boquinha dele e bater nas costas, entre as costas e a nuca, para que ele volte a respirar”, orientou.

 

18.07 ResgateLages

 

Após repetir o procedimento, conforme a orientação do soldado, a mãe informa que a criança voltou a respirar, porém não chorou e continuava com a pele muito vermelha.

Assim, o soldado orienta, mais uma vez, a mãe para que mantenha a calma e analise a situação dizendo na sequência: “então coloque a criança encostada com as costas no seu peito, mantenha a boca do bebe aberta”, com isso a mãe avisou que o recém-nascido havia voltado a respirar.

Como esta ocorrência apresentava risco de morte ao recém-nascido, o soldado solicitou o suporte da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) - que opera no mesmo ambiente - enquanto se comunicava com a mãe. Verificadas as informações pela equipe de regulação do SAMU, uma unidade de suporte avançado (USA), que é uma UTI móvel, foi enviada para o atendimento, já que conta com médico, enfermeiro e os equipamentos necessários.

Até que a viatura chegasse ao local, o soldado manteve o contato com a família, para conter a situação e garantir que a criança estivesse em segurança até a análise da equipe. No local, o médico do SAMU constatou que o recém-nascido estava com os sinais vitais estáveis, a coloração normalizada e sem risco. O soldado BM Hoffmann é graduado em enfermagem e especialista em urgência e emergência.

 

Como agir ao perceber uma criança engasgada

Ao primeiro sinal de engasgamento a recomendação do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina é que os responsáveis acionem as equipes pelo telefone 193; verifiquem os sinais de pulsação e respiração; além disso, é de extrema importância que se mantenha a calma para passar as informações necessárias aos bombeiros militares – endereço, número do telefone de contato, ponto de referência – e também, com tranquilidade, repassar a alguém próximo as orientações para realizar o que é indicado pelo operador.

 

Créditos: 
Texto: Melina Cauduro - Jornalista. Fotos: Divulgação CBMSC.
Assessoria de Imprensa CBMSC
(48) 9 8843-4427

Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

 

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193