PESQUISAR

Blog de Notícias

1 minuto para leitura (236 palavras)

Bombeiro Militar vai a Presidente Getúlio como intérprete para facilitar comunicação com estrangeiros

No último sábado, 19, o tenente Gustavo Cardoso, que atua no 7º Batalhão de Bombeiros Militar, com sede em Itajaí, mas que no momento está de licença especial, se prontificou a ir até a cidade de Presidente Getúlio, no Alto Vale do Itajaí, para trabalhar como intérprete.

2212 pg


O tenente Cardoso, que fala francês, auxiliou a Secretaria Municipal de Assistência Social do Município, já que no local possuem haitianos e venezuelanos, com dificuldade para falar português. Ele ficou das 8h às 17h, para cadastrar as pessoas desalojadas e desabrigadas. Este cadastro garante que a população possa receber os auxílios de colchões, cestas básicas, kit de higiene e roupas. O tenente Cardoso atuou na comunicação, permitindo o acesso dos haitianos que moram na região ao cadastro.

2212 tenente cardoso

“O francês é um idioma próximo ao crioulo, língua falada pelos haitianos, com isso o meu trabalho era auxiliar nessa comunicação, traduzindo as informações deles e repassando as orientações da prefeitura para as pessoas. Eu conversava com cada um para saber como foram atingidos e entender as necessidades. Cada pessoa era responsável pelo cadastro de toda a família, ou seja, normalmente acrescentando mais sete ou oito integrantes. No final do dia eu conversei com cerca de 60 pessoas, mas o cadastro passou de 300”, explica o tenente Cardoso.

Créditos:
Texto: Melina Cauduro
Imagens: Divulgação/CBMSC
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 9 8843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193