BOMBEIROS DE FLORIANÓPOLIS RESGATAM VÍTIMA DE QUEDA

BOMBEIROS DE FLORIANÓPOLIS RESGATAM MULHER EM LOCAL DE DIFÍCIL ACESSO

Na noite do dia 01 de maio, bombeiros militares de Florianópolis (1º Batalhão de Bombeiro Miltar) realizaram um resgate no Morro da Cruz, próximo ao mirante. Uma mulher de 41 anos teria sofrido uma queda. O local era de difícil acesso. Para realizar o atendimento foi necessário utilizar técnicas de resgate em diferença de nível (Salvamento em Altura – SAL).

“Fomos acionados para uma busca de pessoa desaparecida à noite, e não sabíamos que a operação iria ser tão complexa. Procuramos em todo o entorno de onde ela foi vista pela última vez, para então decidirmos fazer uma descida a partir do mirante. Os Policiais Militares foram muito importantes neste momento, pois conhecem bem a região, cuidaram da segurança do local e nos apontaram todas as possibilidades antes de iniciarmos a montagem da operação de resgate. Nossa pista principal foi o cheiro do capim gordura (vegetação muito comum na Ilha), que libera um odor quando é amassado. Não conseguíamos enxergar muito claramente, mas sabíamos que alguém poderia ter passado por ali. Foi uma descida de aproximadamente 60 metros até a vítima, que foi colocada na maca de içamento. Em mais de 30 anos de serviço, esta foi uma das ocorrências mais interessantes que já participei, pela dificuldade e pelo êxito que tivemos ao seguir a intuição e a experiência para um salvamento que graças a Deus teve sucesso.” relata o Chefe de Socorro do 1° Pelotão da 2ª Companhia - GBS – 1° Sargento BM Lourivaldo.

Após o resgate, a vítima foi encaminhada para o hospital pela ambulância do CBMSC.

Créditos: B5 do 1° Batalhão Batalhão de Bombeiro Militar