Bombeiros do 5º BBM conquistam o pódio no 16º DesaFRIO

Cabo Ricardo e Soldado Dondé, lotados na sede do 5ºBBM em Lages, se desafiaram no último final de semana no 16º DesaFRIO e conquistaram o pódio. A corrida foi no último sábado (29/06) e partiu do centro da cidade, a 900 m de altitude, em direção ao ponto mais elevado de 1.822 m, passando numa parte do Parque Nacional de São Joaquim.

urubici1

A edição do evento integra quatro percursos: 52, 25, 10 e 2 km na categoria individual, sendo sempre realizada na região sul. A corrida foi criada em 2003 pela Eco Floripa Eventos Esportivos (que detém os direitos autorais) e recebeu o nome de DesaFRIO, como referência ao desafio ocorridono inverno, com um percurso uphill e downhill de 52 km.

urubici3

No percurso, os corredores passaram pela floresta úmida, em trilhas, chão de terra batida, pastagens, visualizando na parte mais baixa, araucárias milenares (entre elas a araucária angustifólia que produz o pinhão, semente comestível) e outras espécies nativas, como xaxins centenários (Dicksonia sellowiana Hook). Os atletas também passaram por rios, cachoeiras, pássaros e animais exóticos, típicos de regiões de altitude, num local de beleza e paz inimagináveis.

urubici2

A Serra Catarinense é repleta de maravilhas naturais grandiosas e a cidade de Urubici é uma das contempladas com essas maravilhas. Além da beleza natural, Urubici tem o recorde de temperatura mais fria do Brasil (-17º C), no ponto mais alto do sul do Brasil – Morro da Igreja (devido às encostas íngremes), que fica a 1.822 m de altitude.

Além da superação pessoal em participar de um evento tão desafiador, os bombeiros ainda trouxeram troféus para consagrar seu esforço, servindo de exemplo de superação aos demais profissionais do Corpo de Bombeiros Militar.

Créditos: 5º BBM