PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (320 palavras)

Bombeiros do 5º BBM realizam instruções em empresa de distribuição de combustível

Durante a semana do dia 15 de julho, os Bombeiros Militares e Comunitários da sede do 5ºBBM em Lages, realizaram o programa de instrução diária em uma empresa do município, a IDAZA Distribuidora de Petróleo. Sendo uma das maiores distribuidoras de combustíveis do Brasil, possui uma de suas unidades operacionais localizada no bairro São Miguel. O Gestor da unidade, Sr. Guilherme Rusche e o Supervisor Operacional e Chefe da Brigada de Incêndio, Ivair Rech, receberam as equipes do CBMSC, apresentaram as instalações e explicaram o funcionamento da empresa.

 

 

O combustível chega pelos modais ferroviários e rodoviários, é armazenado no local e distribuído com caminhões para os postos de abastecimento da região. A empresa tem capacidade de armazenamento para cerca de 9 milhões de litros de combustíveis e possui uma reserva técnica de incêndio (RTI) de aproximadamente 1,2 milhões de litros de água. O parque industrial conta com um sistema hidráulico preventivo pressurizado por bombas. A estrutura de 12 hidrantes equipados com canhão monitor é distribuída estrategicamente pelas instalações da empresa. Os tanques de combustíveis são equipados com chuveiros automático projetado para, em caso de incêndio, resfriar as paredes dos tanques e liberar espuma no combustível em chamas, a fim de extinguir o incêndio por abafamento.

 


O objetivo do treinamento é ambientar as equipes aos locais de elevados riscos potenciais, conhecer o funcionamento dos sistemas preventivos existentes no local, saber como operá-los e ainda, aumentar o entrosamento entre bombeiros e os funcionários (brigadistas) alinhando as ações que deverão ser realizadas por cada um em caso de incêndio, diminuindo assim, o tempo resposta.

 

 

Tal atividade agrega qualidade no serviço prestado pelo Corpo de Bombeiros de Lages e auxilia em uma melhor resposta operacional em uma situação emergencial.

 

Créditos:

Texto: Asp BM Mateus Henrique Schuhmacher Valério

Setor: Cap BM Pelozzi – Ch da B3/B5 do 5ºBBM

Centro de Comunicação Social

Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193