PESQUISAR

Blog de Notícias

4 minutos para leitura (758 palavras)

BOMBEIROS DO 9ºBBM ATUAM EM OCORRÊNCIAS DE INCÊNDIO, AFOGAMENTO E SALVAMENTO EM ALTURA NO PLANALTO NORTE


As equipes do 9º Batalhão de Bombeiros Militar (9ºBBM), com sede em Canoinhas, atuaram em diferentes tipos de ocorrências, demonstrando a amplitude de atuação do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) na região do Planalto Norte. As ações incluíram o combate a um incêndio em edificação comercial, a busca por uma vítima de afogamento no Rio Canoinhas e o resgate de um trabalhador em altura durante treinamento técnico.

 


Incêndio em oficina mecânica em Canoinhas

Na tarde de segunda-feira, 03, as equipes do 9ºBBM foram acionadas para combater um incêndio em uma oficina mecânica de manutenção de automóveis, com área aproximada de 453 m², em Canoinhas.

Ao chegarem ao local, os bombeiros constataram grande concentração de fumaça e o foco de incêndio em desenvolvimento na parte posterior da edificação. Após a confirmação do desligamento da energia elétrica, foi iniciada a operação de combate, com a montagem de duas linhas de ataque. 



As equipes de Três Barras e Major Vieira reforçaram o trabalho, estabelecendo novas linhas de combate na área externa. A Defesa Civil prestou apoio com o uso de drone, possibilitando a identificação dos pontos de maior calor e auxiliando as equipes em solo.

Cerca de 15 mil litros de água foram utilizados na operação, que durou aproximadamente duas horas e meia, até a extinção completa das chamas e o rescaldo. Nove veículos estavam no interior da oficina, alguns com danos significativos. Quatro automóveis estacionados na parte externa foram preservados. O local foi deixado sob responsabilidade da proprietária após as orientações finais.

Busca por vítima de afogamento em Três Barras

Na terça-feira, 04, as equipes do 9º Batalhão empenharam-se na busca por uma vítima de afogamento no Rio Canoinhas, no distrito de São Cristóvão, em Três Barras. A vítima, uma adolescente de 14 anos, desapareceu nas águas enquanto se banhava com familiares.

As buscas iniciaram por volta das 14h30, com varredura visual e uso de embarcação. Às 16h30, um mergulhador iniciou as buscas subaquáticas, mas o trabalho foi suspenso ao anoitecer devido à correnteza e aos obstáculos submersos. 



As equipes retomaram as buscas na manhã seguinte, dia 05, com apoio dos bombeiros de Canoinhas, Três Barras e Porto União. Por volta de 12h40, durante mergulho técnico, a vítima foi localizada a cerca de 10 metros do ponto onde havia sido vista pela última vez, infelizmente em óbito. Após os procedimentos legais, o corpo foi encaminhado à Polícia Científica.

A ocorrência envolvendo uma vítima de afogamento, de apenas 14 anos, reforça a importância dos cuidados redobrados em rios e represas, principalmente em locais distantes dos postos guarda-vidas, onde correntezas e variações de profundidade apresentam riscos aos banhistas.

Salvamento em altura durante treinamento em São Bento do Sul

Já na quarta-feira, 05, ainda pela manhã, bombeiros que participavam de um treinamento de Salvamento em Altura em São Bento do Sul foram acionados para uma ocorrência real. Um pintor ficou suspenso após falha em seu sistema de descensão, enquanto trabalhava na fachada de um edifício.

Os 16 alunos e os instrutores interromperam o exercício e se deslocaram até o local da ocorrência, aplicando na prática as técnicas aprendidas no curso. O resgate foi realizado com o uso de sistemas de ancoragem duplos e redundantes, garantindo a segurança da vítima e da equipe.



Após a retirada do trabalhador e avaliação pelo atendimento pré-hospitalar, a ocorrência foi finalizada com êxito. A ocorrência demonstra a importância do treinamento contínuo e do uso correto dos equipamentos de segurança para a prevenção de acidentes em altura.

As ações refletem o compromisso do 9ºBBM na proteção de vidas e patrimônios, com equipes preparadas para atuar em diferentes tipos de ocorrências no Planalto Norte catarinense. 



Créditos:
Texto: Aspirante Lucas Cereja Franco e aspirante Maurício Ferreira da Silva
Imagens: Divulgação CBMSC/Cabo Jony de Aquino Echterhoff, soldado Paulo Ricardo da Silva, Aspirante Lucas Cereja Franco e Defesa Civil
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube.

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193