PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (401 palavras)

BOMBEIROS MILITARES E COMUNITÁRIOS DO CBMSC EM LAGES REALIZAM TREINAMENTO DE COMBATE A INCÊNDIO ESTRUTURAL

De 15 a 17 de maio ocorreu, nas cidades de Lages e Joaçaba, o treinamento de combate a incêndio estrutural para os bombeiros da região do 5º Batalhão de Bombeiros Militar (5º BBM). O objetivo principal do treinamento é, por meio de aulas teóricas e muitas oficinas práticas, promover o repasse de conhecimento, compartilhamento de experiências e troca de aprendizado. 



Neste ano, dentre outros assuntos abordados, foram retomados os cuidados sobre equipagem, tanto dos equipamentos de proteção individual (EPI) quanto dos equipamentos de proteção respiratória (EPR), componentes de suma importância para os combatentes. 



No primeiro dia, foram realizadas oficinas teóricas sobre hidráulica, objetivando sobretudo a utilização correta da bomba do caminhão, resultando em maior efetividade no combate às chamas. Já nas oficinas práticas, os alunos receberam instruções acerca de tipos de jatos, progressão e passagem de porta, simulando entrada de modo técnico numa edificação e ventilação hidráulica no ambiente. 



O segundo dia do treinamento ficou voltado para as oficinas em edificação, tais como içamento de linha adutora por fora da edificação e armação de mangueiras pré-conectadas (técnica cleveland e hosepack), técnicas de resgate de bombeiro, busca e resgate de vítimas com presença de fumaça no ambiente e técnicas de combate a incêndio em ambiente confinado.


Por fim, o último dia do treinamento ocorreu no Centro de Treinamento de Joaçaba e ficou destinado à realização das oficinas quentes. A primeira oficina foi o Flashover, na qual os alunos puderam observar a evolução de um incêndio confinado. As demais oficinas foram simulações em contêiner – queima, onde os alunos realizaram diversos combates a incêndio, diversificando os tipos de ataque, de ventilação e nível de dificuldade.


Créditos:
Texto: capitão Thiago da Silva e cabo Robson Luiz Zonatto Júnior
Imagens: sargento Éder, cabo Goedert, cabo Hoffman, cabo Zonatto e soldado Anderson
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube; Twitter.

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193