Bombeiros Militares movimentam Fraiburgo na semana de aniversário institucional

Na semana em que o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina completa 92 anos de serviços no estado, o efetivo do quartel de Fraiburgo promoveu uma série de atividades para orientar e prevenir a população sobre acidentes ou sinistros e mostrar as áreas de atuação institucional.

Na terça-feira (25/09), também em alusão à Semana Nacional de Trânsito e em parceria com a Polícia Militar da cidade, foi realizada palestra preventiva destinada aos alunos do 3º ano do ensino médio da escola Gonçalves Dias. A palestra foi aberta pelo diretor da escola, Adilson Dalagnol e conduzida pelo Comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Fraiburgo, Tenente Rafael Manoel José e pelo Cabo PM Adir Koggi Marcondes, responsável pelas atividades de instrução e ensino da Polícia Militar da cidade.

Após a palestra, foi realizada demonstração prática para aproximadamente 400 alunos da escola Gonçalves Dias das técnicas utilizadas pelo CBMSC para atuação nas ocorrências de acidentes de trânsito. A ocasião serviu para reforçar os procedimentos de desencarceramento e extração da vítima do veículo com a técnica do “ângulo zero”. O objetivo desta técnica é, após (e durante) estes procedimentos, imobilizar a vítima evitando ao máximo movimentar a coluna vertebral, evitando o agravamento de lesões.

Já na quarta-feira (26/09), data em que o CBMSC completou 92 anos de atuação em Santa Catarina, a atividade foi sobre o serviço de Combate a Incêndio Estrutural e também de Segurança Contra Incêndio e Pânico. Na ocasião, foi realizado simulado de princípio de incêndio em uma das salas de aula da Escola Nações, o qual foi seguido do acionamento do Corpo de Bombeiros Militar e da atuação da Brigada Voluntária da escola, com a ativação do plano de evacuação do local. A atividade, coordenada pelo comando do quartel de Fraiburgo e pela diretora da Escola Nações, Rosângela Stranginski Dias, envolveu cerca de 300 pessoas, sendo aproximadamente 250 crianças.

Assista ao vídeo do simulado:

Na quinta-feira (27/09) foi realizada palestra, conduzida pelo Soldado BM Michel Cardoso, destinada aos técnicos de enfermagem da cidade, dando ênfase à atividade de Atendimento Pré-hospitalar e procedimentos a serem tomados em casos clínicos.

Por fim, nas madrugadas de sexta-feira (28/09) e de sábado (29/09), as atividades alusivas ao aniversário do CBMSC terminaram com a fiscalização de estabelecimentos comerciais, em cumprimento à “Operação Festas de Outubro”, que aconteceu em várias cidades do estado. Em parceria com as Polícias Militar e Civil foram realizadas vistorias em casas noturnas do município de Fraiburgo, visando especialmente a identificação e quantificação de casos de descumprimento das normas de segurança contra incêndio e pânico, destacando as condições das saídas de emergências, público em desacordo com a capacidade máxima prevista para o local (superlotação) e eventual utilização de artefato pirotécnico em seu interior.

Créditos: Texto: 2º Ten BM Rafael Manoel José – Comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Fraiburgo

Fotos e Vídeos: Corpo de Bombeiros Militar de Fraiburgo e de Videira
PM e Câmara Municipal de Fraiburgo, Escola Gonçalves Dias, Escola Nações e Rádio Fraiburgo