Bombeiros Militares realizam treinamento em câmera hiperbárica

Bombeiros Militares do 7º Batalhão Bombeiro Militar (7ºBBM) reuniram-se para um treinamento com câmara hiberbárica, em Itajaí. As instruções e testes com o novo equipamento ocorreram nos dias 31/10 e 1/11.

A câmara ficará sediada no quartel para a realização de Cursos de Mergulho Autônomo por equipes de outros municípios. No treinamento, os bombeiros promoveram testes, aprenderam a utilizar e realizar pequenas manutenções.

04.11 CameraHiperbarica

Adquirido em 2018 pelo CBMSC
, o equipamento é resistente a pressão, disponibilizado geralmente em formato cilíndrico e constituído por aço ou material acrílico, podendo ser pressurizado com ar comprimido ou oxigênio puro.

04.11 CameraHiperbarica3

A câmera hiperbárica poderá ser usada pela equipe de mergulho em ocorrências de busca subaquática em locais de grande profundidade, fazendo a pressurização e a despressurização do mergulhador.

A ação evita doenças descompressivas e as embolias traumáticas pelo ar, que costumam acometer mergulhadores.

04.11 CameraHiperbarica4

O equipamento também poderá ser usado para tratamentos em casos de acidentes de trabalho envolvendo os bombeiros como entorses, fraturas e inalação de fumaça, entre outros. Por ser móvel, instalado em um contêiner, poder ser levado para qualquer lugar do Estado.

No momento, a câmara está em fase de testes, no qual os bombeiros irão treinar e se aperfeiçoar no trabalho de manipulação, para operá-la com segurança.

04.11 CameraHiperbarica2

Créditos: Soldado BM Isabiele - Auxiliar B5.