Bombeiros participam de ações no Dia Internacional da Síndrome de Down

Na última quinta-feira (21), foi celebrado o Dia Internacional da Síndrome de Down, proposto pela Down Syndrome International em 2006 para discutir e mobilizar a sociedade pela inclusão de pessoas portadoras desta alteração genética. A fim de promover um dia diferenciado aos portadores da Síndrome, além de integrá-los com o trabalho realizado pelo CBMSC, Bombeiros Militares desenvolveram ações nos quartéis e intituições que atendem este público.

Itapema

O Corpo de Bombeiros Militar com sede em Itapema recebeu na quinta-feira (21), a visita de 25 alunos da Apae - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – do município. A data da visita foi escolhida em homenagem ao Dia Internacional da Síndrome de Down.

Durante a visita, os alunos da Apae conheceram as viaturas e equipamentos utilizados pelos Bombeiros no atendimento de ocorrências, além de participarem de atividades recreativas com o quadriciclo e uma linha de combate a incêndio.

Ao final, os professores agradeceram a receptividade e a oportunidade da visita e realizaram um café com alunos e a guarnição de serviço.

Gaspar

Em Gaspar, Bombeiros Militares e Comunitários de Gaspar deslocaram-se do quartel no dia 21/3 com uma missão diferente. Com objetivo de promover a solidariedade e inclusão social, a guarnição visitou a Associação de Pais e Alunos dos Excepcionais (Apae) com o caminhão de combate a incêndio e ambulância ASU – Auto Socorro de Urgência – compartilhando com alunos e funcionários da instituição um pouco da rotina do Corpo de Bombeiros Militar.

Durante o encontro, os Bombeiros mostraram às crianças e jovens os equipamentos mais usados no combate a incêndios e em atendimentos pré-hospitalares. A visita proporcionou aos alunos da Apae e profissionais do CBMSC uma tarde de alegria e aprendizado, ampliando ainda mais a integração dos Bombeiros com a sociedade.

Ao final, a guarnição agradeceu à secretaria da Apae pela oportunidade da visita e disponibilidade do espaço com os alunos.

Em abril, a sede do Corpo de Bombeiros Militar em Gaspar promoverá o Projeto “Bombeiro Especial”, que instruirá cidadãos com necessidades especiais sobre conhecimentos básicos em primeiros socorros e prevenção de acidentes, entre outros. Os Projetos Sociais do CBSMC têm como objetivo principal atingir a comunidade, principalmente públicos mais vulneráveis, prevenindo emergências por meio das orientações.

Créditos: Itapema: Créditos: Capitão BM Fernanda Sebastiani Tibola. Gaspar: 1º Tenente BM Douglas Tomaz Machado.