PESQUISAR

Blog de Notícias

1 minuto para leitura (275 palavras)

Bombeiros realizam Treinamento de Combate a Incêndio em Lages

 

Em Lages, o quartel do Corpo de Bombeiros Militar atua há 53 anos em diversas áreas de atendimento. Apesar da vasta experiência, Bombeiros Militares do 5º BBM - Batalhão Bombeiro Militar – realizam frequentemente cursos para aprimorar ainda mais o trabalho na corporação. Entre os dias 12 à 16 de novembro, foi promovido o Treinamento de Combate a Incêndio – TCIE na sede do 5º BBM, em Lages. O curso contou com aulas teóricas e práticas, visando rever conceitos e aperfeiçoar os conhecimentos dos Bombeiros Militares na área da ciência do fogo.

 

 

Entre os principais assuntos abordados, foram estudados os comportamentos extremos do fogo, dinâmica do incêndio, riscos da fumaça, inspeção detalhada e equipagem de Equipamento de Proteção Respiratória – EPR, combate a incêndio em edificações verticalizadas, técnicas de progressão em ambiente confinado e combate a incêndio com uso da ventilação.

 

 

De acordo com o Capitão BM Pelozzi, Coordenador do Treinamento, a realização do curso foi de extrema importância para atualizar o conhecimento dos militares na área de incêndio. As instruções também priorizaram a preservação da integridade física dos Bombeiros Militares, com a apresentação de técnicas e táticas mais recentes no combate a incêndio.

 

 

No caso de combustão em ambientes confinados, por exemplo, a possibilidade de ocorrer fenômenos extremos do fogo (como flashover, backdraft e ignição da fumaça) é maior, apresentando riscos de vida mais graves para os Bombeiros Militares. O aprendizado constante de novas técnicas e ações garante a segurança dos profissionais e dos cidadãos em casos de incêndio.

 

 

Créditos : B5 /5ºBBM
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

 

 

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193