Bombeiros reencontram sobrevivente de deslizamento em Blumenau

Bombeiros Militares e Comunitários de Blumenau foram convidados nesta terça-feira (2), para um reencontro gratificante. Ademir José Ferreira, sobrevivente do grave deslizamento que ocorreu na semana passada na Via Expressa, pediu para conhecer os profissionais que atuaram em seu resgate. A visita surpresa aconteceu no Hospital Santo Antônio, onde o trabalhador de 42 anos se recupera do acidente.

Ademir, que já saiu da unidade de tratamento intensivo (UTI), vem demonstrando ótima evolução no quadro médico. A vítima afirma que o bom trabalho realizado por Bombeiros Militares e profissionais do Samu envolvidos na operação de resgate, que durou cerca de nove horas, foi fundamental na sua recuperação. “Me sinto muito feliz por receber a todos. Pra mim, é muito importante ver as pessoas que me resgataram. Graças a Deus, tinham pessoas capacitadas ali. Tenho que agradecer a cada um”, se emocionou Ademir, ao receber o primeiro grupo de Bombeiros que o visitou em seu quarto. “E, olha, vamos tomar aquele café com certeza”, brincou, lembrando da promessa que fez no dia de seu resgate.

Ao reencontrar a vítima, os Bombeiros Militares que participaram do resgate relataram a satisfação por vê-lo recuperado. “Reencontrar uma vítima após um desastre é uma alegria muito grande. É algo que traz fôlego e ânimo para todos da equipe”, destacou o 3º Sargento Pablo Maurício Tomazzia. “Tenho 22 anos na carreira de bombeiro, mas esse é um momento que irei guardar sempre, desde o resgate até o reencontro. Poder vê-lo bem e recuperado é marcante para todos nós”, acrescentou o Sargento.

Os bombeiros que participaram da ocorrência também destacaram a importância da vítima manter-se calma durante o serviço de socorro. “A força que o Ademir teve para suportar quase dez horas soterrado e a paciência em seguir nossas orientações no momento que o encontramos foram determinantes para que ele estivesse vivo hoje”, declarou o 1º Sargento Rafael Pereira Martins, chefe de socorro da guarnição que prestou atendimento.

Ao total, 19 pessoas que estiveram diretamente envolvidas na busca e resgate de Ademir participaram da visita, sendo 17 Bombeiros, entre Militares e Comunitários, e duas profissionais da Defesa Civil de Blumenau. A equipe do Samu que fez o socorro na operação também compareceu ao hospital, mas foi acionada realizar o transporte de uma criança recém-nascida e precisou adiar o reencontro com Ademir.

Créditos: Texto e Fotos: Daniel Felipe Nogueira