Na tarde deste domingo, 03, por volta das 13h50, uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), lotada no Grupamento de Busca e Salvamento (GBS), foi acionada para o resgate de um homem que havia virado seu caiaque no bairro Ribeirão da Ilha, em Florianópolis.
A equipe da embarcação Resgate-05 recebeu a localização aproximada da vítima por meio do COBOM (Central de Operações Bombeiro Militar), que encaminhou as coordenadas via aplicativo de mensagens. A informação indicava que o caiaque havia sido virado pelas condições adversas do mar e vento, deixando o homem agarrado à estrutura das marisqueiras.
Ao chegar ao local indicado, a equipe avistou a vítima ainda sobre o caiaque, demonstrando grande nervosismo. Devido à presença de cabos das marisqueiras e à dificuldade de aproximação da embarcação, dois bombeiros militares se equiparam e nadaram até o local para prestar o primeiro atendimento.
Após acalmarem a vítima, os militares realizaram o reboque do caiaque até a embarcação Resgate-05, onde o homem foi embarcado com segurança. O paciente, que não apresentava ferimentos ou sinais de hipotermia, foi conduzido até a praia onde havia deixado seu veículo particular.
Ao finalizarem o atendimento, a equipe retornou ao quartel para manutenção dos materiais utilizados e prontidão para novas ocorrências.