PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (479 palavras)

BOMBEIROS SALVAM BEBÊ DE 10 DIAS EM GASPAR

Um bebê de apenas 10 dias foi salvo no dia 14 de outubro pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), com a rápida atuação da Central de Operações Bombeiro Militar (COBOM) e da equipe de plantão. No momento da amamentação, um recém nascido acabou se engasgando e parou de respirar, foi quando a mãe percebeu que ele começou a ficar roxinho e recorreu aos bombeiros ligando para o número 193.

2910 Gaspar

Durante a ligação recebida no COBOM em Blumenau, o 3º sargento Prochnow acalmou e orientou os pais a iniciarem a manobra para desobstrução de vias aéreas e, ao longo de 9 minutos de ligação, ele permaneceu na linha, monitorando o atendimento dos pais do bebê até a chegada da ambulância.

Ao chegar ao local, a guarnição do Auto Socorro de Urgência (ASU) de Gaspar, composta pelo cabo Rafael Araujo de Freitas, soldado Victor Hugo Amaral e a bombeira comunitária Michele Testoni, se dirigiu rapidamente ao interior da residência, onde foi encontrado o bebê de 10 dias, no colo da mãe já cianótica (cor da pele azulada). A guarnição prontamente começou a realizar a manobra de tapotagem para desobstrução das vias aéreas, após alguns segundos o bebê reagiu e voltou a respirar e chorar fracamente. A criança foi levada até o hospital e no decorrer do percurso, ele chorou com mais intensidade. A guarnição realizou a aferição dos sinais vitais da vítima, que estava corada, alerta e consciente.

2910 Gaspar 2

Conforme o sargento Prochnow, ele fica feliz por mais uma vez o CBMSC conseguir salvar a vida de uma criança. Atender uma situação como esta por telefone é ainda mais difícil, porque não estamos conseguindo ver, mas graças à nossa equipe de bombeiros e aos pais nós tivemos esse ótimo resultado, relata o bombeiro.

No dia 25 de outubro, o casal Cristiano Medeiros e Anny Bitercourt, pais do bebê foram fazer uma visita no quartel de Gaspar para agradecer aos bombeiros pelo atendimento prestado na ocorrência. A família foi recebida pela guarnição de serviço e os pais da criança fizeram questão de deixar uma lembrança a todos os bombeiros que prestaram atendimento no dia da ocorrência.

2910 Gaspar 3

Ressalta-se a importância da população ter conhecimento sobre procedimentos básicos em primeiros socorros, pois segundos são valiosos e podem salvar uma vida, nesse caso a habilidade e empatia dos militares mudaram a vida de uma família gasparense.

Ouça o áudio editado da ocorrência e se emocione junto conosco com esse lindo momento!

 

 

Créditos:
Texto: 1º Tenente Levi Garcia Ribeiro
Imagens: Divulgação CBMSC/Gaspar
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193