Bombeiros Voluntários de Joinville visitam o Auto Posto de Comando

Na tarde desta sexta-feira (20/05) a equipe da Divisão de Tecnologia da Informação (DiTI), responsável pela viatura Auto Posto de Comando (ônibus APC-01), realizou um treinamento de rotina e recebeu Bombeiros Voluntários de Joinville em uma visita.

Recepcionados pelo 1° Tenente BM Gilvan, os Bombeiros Voluntários de Joinville Jackson, Rafael e Maicon (também coordenador de prevenção da Defesa Civil municipal), conheceram o posto móvel. O oficial explicou que a estrutura permite montar uma sala de comando próximo dos locais das ocorrências, oferecendo conexão de dados, telefonia, comunicação direta com a Sala de Situação do Comando-Geral em Florianópolis por vídeo e rádio, além de facilidades logísticas. Ele complementa que periodicamente todo o sistema é testado, para garantir o funcionamento dos sistemas e o emprego do pessoal especializado. “Um exemplo de atuação recente foi o incêndio de grandes proporções em um galpão de armazenamento de medicamentos em São José (leia aqui), além das últimas cheias do rio Itajaí-Açu, que afetaram Rio do Sul e região (leia aqui)”, afirma.

Os Bombeiros Voluntários foram convidados ao local pelos coordenadores da Defesa Civil municipal de Jaraguá do Sul e Joinville, Sargentos BM Gonçalves e Edival. Os militares relembraram que o trabalho integrado das corporações é extremamente importante para as comunidades e ressaltaram o respeito e admiração pelas atividades operacionais desenvolvidas Bombeiros Voluntários em seus municípios.

Créditos: CCS do CBMSC / Soldado BM Maria Gabriela