PESQUISAR

Blog de Notícias

5 minutos para leitura (925 palavras)

CADETES EM FORMAÇÃO NO CBMSC RECEBEM ESPADINS

Na manhã de hoje, 31, em conjunto com a solenidade de passagem de Comando do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), ocorreu a solenidade de entrega do Espadim Dom Pedro II aos 16 cadetes que estão em formação no Centro de Ensino Bombeiro Militar. 

O Espadim é a arma icônica, símbolo do cadete bombeiro militar, que acompanhará cada um deles até o término do Curso de Formação de Oficiais (CFO). A cerimônia é um marco, porque simboliza a jornada até o oficialato e marca uma etapa já percorrida com a primeira conquista, já que o cadete é um aprendiz dos oficiais, que está sendo forjado para o Comando.



No espadim está escrito na lâmina os dizeres em latim: "alienam vitam et bona salvare", ou seja, "vidas alheias e riquezas salvar", que é o lema dos bombeiros militares.

O Espadim seguirá com os cadetes até o fim da jornada na academia de bombeiros militar, quando, na conclusão do curso, após mais de 2 anos de formação, devolverão os espadins e os trocarão pelas espadas, que são o símbolo do oficial militar. 

Sobre o Espadim

Originário da época do Czar Alexander III, que ao comandar o Exército Russo solicitou que o armeiro forjasse pequenas espadas de aço, pois iria distribuí-las aos príncipes do império, para que as portassem até estarem aptos a exercerem funções de comando.


Em todos os estados brasileiros os cadetes bombeiros militares recebem o espadim Dom Pedro II, que é o patrono dos bombeiros no Brasil, já que o imperador criou em 1856 a primeira corporação de bombeiros brasileira, denominada Corpo Provisório de Bombeiros da Corte. 



Cadetes iniciam a segunda etapa da formação

O Curso de Formação de Oficiais (CFO) é dividido em quatro etapas, em que cada semestre é designado de acordo com o número.

A partir de agora os cadetes entram no segundo CFO, iniciado no dia 8 de janeiro deste ano. Esta etapa foi marcada pela palestra do atual secretário adjunto de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais, Ex-Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, coronel Edgard Estevo da Silva. Foi ministrada a aula com tema "Aspectos de Liderança com base em análise da Operação Brumadinho". 



No primeiro CFO, realizado até dezembro do ano passado, os cadetes concluíram as disciplinas teóricas referentes à história da corporação; direito administrativo e constitucional, além dos principais módulos operacionais da atividade bombeiro militar: atendimento pré-hospitalar e combate a incêndio estrutural. Somados a isso, foram realizadas práticas de educação física militar e instruções de ordem unida.

Neste período os cadetes também auxiliaram em eventos da corporação, como a Corrida do Fogo, solenidade de 97 anos do CBMSC e a competição Semper Vigiles. Além disso, participaram do desfile de 7 de setembro e atuaram na guarda fúnebre do ex-governador Colombo Salles. 



Os cadetes foram incorporados aos militares do Batalhão de Ajuda Humanitária (BAjH) por duas vezes, durante o período das enchentes que assolaram o Alto Vale do Itajaí em 2023, onde puderam aprender na prática lições importantes de comando e ainda contribuíram com os cidadãos catarinenses.

No mês de dezembro, após o fim das disciplinas da primeira etapa do CFO, os futuros oficiais tiveram a oportunidade de percorrer quase 5 km do Rio Cubatão do Sul, em Santo Amaro da Imperatriz, a bordo de três botes infláveis. Durante o trajeto, houve uma pausa para instruções sobre águas rápidas. Ao pegar as bolsas com equipamentos de instrução, os cadetes foram surpreendidos pois no lugar dos cabos flutuantes, estavam seus fardamentos operacionais, a partir disso puderam utilizar os fardamentos pela primeira vez e seguir fardados para as próximas etapas do CFO.



Solenidade em Florianópolis

Os 16 cadetes em formação participaram da solenidade de passagem de Comando do CBMSC, que aconteceu no Centro de Ensino Bombeiro Militar e durante o evento receberam os espadins das mãos dos padrinhos e madrinhas.


Juntos eles bradaram: "recebo o sabre Dom Pedro II, símbolo da honra bombeiro militar e prometo portá-lo com dignidade, cumprindo os deveres de cadete do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Santa Catarina".

Após receberem os espadins, os cadetes desfilaram em continência à bandeira nacional. 



Receberam os espadins nesta quarta, os cadetes:

Amanda Rocho;

Andressa Ribeiro Pompas;

Augusto Eduardo Schlegel;

Douglas Régis;

Edyane Lopes Andrade;

Felipe Viana de Paula Lobo;

Guilherme Augusto de Freitas de Souza;

João Pedro de Medeiros;

João Pedro Koerig Schuster;

João Vítor Rios Fuck;

Jonatas Ribeiro Senna Pires;

Lucas Cereja Franco;

Lucas de Lima Teixeira;

Lucas de Souza;

Maurício Ferreira da Silva

Maurício Velho Schio


Veja todas as fotos da solenidade clicando aqui.


Créditos:
Texto: Melina Cauduro - Jornalista do CBMSC
Imagens: soldado Eduardo De Souza e Divulgação/CBMSC
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube.

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193