PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (406 palavras)

CADETES FINALIZAM PERÍODO DE ADAPTAÇÃO DO CURSO DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS

Na quinta-feira, 31, finalizou o período de adaptação do Curso de Formação de Oficiais (CFO) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC). Nesse dia, familiares dos agora cadetes puderam reencontrá-los após um intenso regime de adequação à rotina militar. 



Entre os dias 07 e 31 de agosto, os candidatos a cadete foram submetidos a uma rotina extenuante de instruções e treinamentos para que tivessem o contato inicial com a vida castrense. Com um cronograma bastante robusto de atividades, os candidatos a cadete puderam experienciar algumas das dificuldades que um bombeiro enfrenta no dia a dia para o cumprimento das várias missões institucionais da corporação.  

Os candidatos, em alguns momentos, foram privados de necessidades básicas como o sono, alimentação e descanso, além de serem expostos a agentes estressores como frio, fadiga, desconforto e pressão psicológica. Todos esses desafios foram impostos aos candidatos, sempre traçando um paralelo com o que é enfrentado pelas equipes de plantão: acionamentos durante à noite para cumprimento de missões diversas, buscas terrestres em meio a dunas e restinga ou um incêndio estrutural que acontece durante um dia ensolarado.



Ao fim desse período, os candidatos puderam entender que, apesar das dificuldades, com espírito de corpo e o forte sentimento de cumprimento do dever, poderiam concluir qualquer missão que a eles fosse imposta.

Terminado o período de adaptação, tem início a rotina acadêmica, momento em que os cadetes terão contato com as mais diversas áreas de atuação do CBMSC, agora, com o aprofundamento necessário para o total entendimento do que cada uma representa para a corporação e para a sociedade. 



O comando da Academia tem pautado todo o planejamento desta nova turma do CFO no objetivo geral de "resgatar o viés operacional do oficial subalterno, o espírito de militar pertencente ao CBMSC e a condição de exemplo à tropa"!


Créditos:
Texto: major Alan Delei Cielusinsky
Imagens: Divulgação CBMSC/CEBM
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube.

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193