Com essa nova turma, mais de 300 novos bombeiros passam a integrar o CBMSC entre 2024 e 2025
Na manhã desta quinta-feira, 8, mais de 60 candidatos ao cargo de aluno-soldado do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) iniciaram uma nova etapa em suas vidas com o início do Curso de Formação de Praças (CFP), no Centro de Ensino Bombeiro Militar (CEBM), em Florianópolis. Com essa nova turma, o CBMSC ultrapassa a marca de 300 novos bombeiros militares entre os anos de 2024 e 2025.
"Estamos no estado mais seguro do país, e o investimento em pessoal é fundamental para esse resultado. Com essa nova turma, já são mais de 300 novos bombeiros militares integrando os quadros da corporação entre o ano passado e este. Todos dedicados a salvar e proteger. Isso reforça o olhar comprometido do Governo do Estado com toda a população catarinense", destaca o Comandante-Geral do CBMSC, coronel Fabiano de Souza.
Os candidatos foram convocados a partir do cadastro de reserva do concurso público de 2023 e agora iniciam a preparação para assumir a missão de proteger a vida, o patrimônio e o meio ambiente. Em abril de 2024, 261 alunos foram formados e já atuam como soldados na corporação. Com a conclusão do atual curso, mais 60 novos profissionais reforçarão os batalhões em todo o estado. A formatura está prevista para 12 de dezembro de 2025.
Início do Curso de Formação de Praças (CFP)
Durante a recepção, os candidatos assinaram a lista de presença e participaram do Apronto Operacional (apronal), onde tiveram seus enxovais conferidos. Esse é um dos momentos simbólicos do início da vida militar, marcando o compromisso com a disciplina e a prontidão para o serviço.
"Todos que estão aqui certamente já superaram muitas dificuldades, desde o estudo, aprovação no concurso e espera pela convocação. Isso demonstra o quanto os senhores são persistentes e desejam fazer parte do Corpo de Bombeiros Militar. Lembrem-se de tudo o que enfrentaram até aqui, para que não desistam", destacou o capitão Bruno Lazarin Koch, comandante do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CEFAP).
O oficial também reforçou a importância do respeito e do bom relacionamento no ambiente militar. "A única coisa que nos difere hoje é o tempo de serviço dentro do CBMSC. Sejam respeitosos, honrem a história da corporação e vibrem em todas as ações, pois um corpo que não vibra é um esqueleto que se arrasta", concluiu o capitão Lazarin.
A nova turma, composta por homens e mulheres, foi dividida em dois pelotões. Além dos civis, entre os candidatos a aluno-soldado estão Bombeiros Comunitários, Guarda-Vidas Civis Voluntários (GVCs) e policiais, que agora iniciam sua trajetória como futuros militares do CBMSC.
Os novos integrantes foram convocados a partir do cadastro de reserva do concurso realizado em 2023. Em abril de 2024, 261 alunos foram formados e hoje já atuam como soldados na corporação. Ao final do atual CFP, mais 60 alunos passarão a integrar o quadro de praças, totalizando mais de 300 novos bombeiros militares prontos para servir à sociedade. A formatura está prevista para 12 de dezembro de 2025.
Curso de Formação de Praças (CFP)
O CFP tem como objetivo capacitar os futuros bombeiros militares para atuar em diversas frentes de atendimento à população, como combate a incêndios, salvamento aquático, resgate veicular e primeiros socorros. Durante a formação, os alunos passarão por treinamentos teóricos e práticos, adquirindo os conhecimentos essenciais para atuar com excelência e segurança.
Com duração aproximada de nove meses, o curso atribui ao candidato aprovado a designação de aluno-soldado bombeiro militar, com graduação de Soldado 3ª Classe, na condição de Não-Qualificado (NQ).
Após a conclusão e aprovação no CFP, os alunos tornam-se soldados bombeiro militar 2ª Classe. Ao longo da formação, terão contato com disciplinas em diversas áreas do conhecimento, especialmente nas atividades operacionais desempenhadas pela corporação.
A convocação reforça o compromisso do Governo do Estado e do CBMSC com a ampliação do efetivo e a constante melhoria dos serviços prestados à sociedade catarinense.