Canoinhas: Oficial do CBMSC é homenageado na Câmara de Vereadores

Em reconhecimento ao apoio prestado às equipes de buscas em Brumadinho (MG) em janeiro, o Subcomandante do 9° Batalhão de Bombeiros Militar, Capitão Clemente Stähelin Michels foi homenageado nesta terça-feira (26), na Câmara de Vereadores do município.

A solicitação de encaminhamento de moção de parabenização foi feita pelo vereador Paulo Glinski, como forma de reconhecimento ao importante trabalho realizado pelo Capitão BM Michels, condutor do cão Chewbacca.

Capitão Michels e Chewbacca fazem parte da equipe Força-Tarefa do CBMSC, que prestou auxílio ao Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) na busca de desaparecidos após o rompimento de uma barragem de minérios ocorrido no dia 25 de janeiro.

Os bombeiros catarinenses chegaram à Brumadinho no dia 30 de janeiro e iniciaram as atividades com a corporação local. Foi realizado o estudo da área quente, reconhecimento do local com cães, análise da situação e planejamento de estratégias empregadas em conjunto com o CBMMG.

O CBMSC foi acionado por ser referência internacional na atividade de busca e resgate e também referência internacional em cinotecnia (busca com cães), com larga experiência técnica e local. A equipe catarinense foi responsável por resgatar 40% dos corpos que ficaram soterrados na lama.

Na tribuna, o Capitão Michels agradeceu a todos os vereadores e citou que essa homenagem é compartilhada com todos os Bombeiros do Estado que atuaram em Brumadinho. “Todas as equipes da Força-Tarefa são merecedoras desta homenagem”, afirmou o Subcomandante.

Sobre a missão em Brumadinho, Capitão Michels declarou: “o cansaço era frequente e enfrentamos diversidades nesta operação, mas atuamos sem medo e sem temor”, disse o Oficial. “O suporte da família foi de grande valia nessa missão”, finalizou o Capitão.

Créditos: Bombeira Comunitária Andressa Küchler