PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (402 palavras)

Cão de busca Chewbacca do CBMSC encontra homem inconsciente na mata

 

Há menos de uma semana dos treinamentos para certificação dos cães de busca do Corpo de Bombeiros Militar, que aconteceram na Floresta Nacional de Três Barras, o binômio formado pelo Capitão Michels e pelo cão Chewbacca, foi acionado para uma ocorrência de busca em mata fechada, na noite desta segunda-feira (24/09), na região de Canoinhas, sede do 9°Batalhão. Depois de cerca de quinze minutos do início das buscas naquela região, o cão Chewbacca sinalizou com latidos a localização da vítima. O homem estava inconsciente, hipotérmico (com temperatura corporal abaixo do ideal) e apresentando cianose. Após avaliação e primeiros socorros prestados pelos Bombeiros e equipe do Samu, o homem foi levado para atendimento médico especializado.

 

 

A família informou que o homem vinha enfrentando problemas psicológicos e estava fazendo uso de medicação controlada, apresentando sinais de comportamento suicida. Ele saiu de casa num momento de distração da família e adentrou a mata que circula a propriedade. Como estava escuro e o local não possui iluminação, a família resolveu acionar o Corpo de Bombeiros Militar para iniciar as buscas.

 

 

Depois de fazer uma varredura na região onde os familiares apontaram o desaparecimento do homem, o cão passou a sinalizar na direção oposta, para um local mais afastado que ainda não havia sido vasculhado pelas equipes. “Após entrar na porteira da propriedade vizinha, o cão começou a trabalhar, demonstrando interesse na área. Um comportamento típico de que ele encontrou alguma pista,” conta o Capitão Michels. “O que chamou atenção na ocorrência foi o trabalho do cachorro, que conseguiu acessar a vítima numa situação em que nós Bombeiros não teríamos encontrado”, acrescentou.

 

 

O coordenador de cinotecnia do Corpo de Bombeiros Militar, Tenente Coronel Walter Parizotto, diz que na maioria das ocorrências em que há o acionamento dos binômios, a vítima acaba voltando para casa por si mesma, ou acaba sendo encontrada em óbito, em virtude de crimes ou acidentes, explicou. “Mas nesse caso, o binômio obteve sucesso duplo, tanto na localização da vítima como em tê-la encontrado com vida”.

 

 

Observações: * O Corpo de Bombeiros Militar tem por praxe a preservação do nome e das características das vítimas.

                       * As fotos são ilustrativas e não se referem à operação de busca citada.

 

 

Créditos: Informações: Capitão BM Clemente Michels

Texto: Krislei Oechsler- Jornalista

Fotos: Soldado BM Jackson Jacques

Centro de Comunicação Social

Corpo de Bombeiros Militar.

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193