Bombeiros do 1ºBBM recebem instruções sobre funcionamento de carro híbrido

Em continuidade ao cronograma mensal de instruções para as guarnições de serviço operacional, Bombeiros Militares do 1º Batalhão Bombeiro Militar (1ºBBM) participaram de uma instrução no quartel do Estreito, em Florianópolis, sobre as peculiaridades de um veículo híbrido (movido a combustão por gasolina ou álcool e energia elétrica). As instruções foram realizadas nos dias 23, 24 e 25, com objetivo de orientar os bombeiros sobre a desativação do sistema elétrico em casos de acidentes de trânsito.

29.10 Treino1BBM.2

Para a demonstração, foi utilizado um dos veículos híbridos mais vendidos no mundo, da marca Toyota, modelo Prius. Uma concessionária parceira se dispôs a fornecer o veículo durante três dias para que  Bombeiros Militares e Comunitários conhecessem os riscos e dificuldades que o carro híbrido impõe à guarnição em uma ocorrência de resgate veicular.

A instrução teve início com uma abordagem teórica a respeito das diferenças entre carros totalmente elétricos e híbridos. Também foram expostos os componentes veiculares que requerem atenção especial, pontos principais de resposta em caso de emergência e acesso às fichas de resgate veicular contidas no manual da Toyota e aplicativo Rescue Sheet Brasil.

29.10 Treino1BBM.3

Em seguida, os militares executaram na prática procedimentos para o desligamento completo e desativação da alta tensão do veículo, com base nos procedimentos informados no manual da montadora.

De acordo com o Comandante do 1º Pelotão do 1º BBM, 2º Tenente BM João Eduardo, o conhecimento de novas tecnologias são importantes, exigindo o constante treinamento da guarnição. "Tanto o veículo híbrido quanto o elétrico possuem uma bateria de alta tensão que pode atingir até 650 Volts. Isto implica diretamente no gerenciamento de riscos e cuidados com a segurança da equipe", ressalta o oficial.

29.10 Treino1BBM.4

Participaram do Treinamento: 2º Tenente BM João Eduardo, 1º Sargento BM Suter, 1º Sargento BM Sidnei, 2º Sargento BM Angelo, 2º Sargento BM Henrique, 3º Sargento BM Xavier, 3º Sargento BM Muller, 3º Sargento BM Aguieras, 3º Sargento BM Machado, Cabo BM Amorim, Cabo BM Nelson, Soldado BM Dos Santos, Soldado BM Nelson, Soldado BM Melo, Soldado BM Zibetti, Soldado BM Ezequiel, Bombeiros Comunitários e integrantes do Samu.

Créditos: 2º Tenente BM João Eduardo Schwabe Cardozo - Comandante do Pelotão 1ª/1ºBBM