CBMSC PARTICIPA DE OPERAÇÃO NACIONAL QUE VISA O COMBATE A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

No mês de março, entre os dias 01 e 30, acontece a Operação Átria, que integra os órgãos da segurança pública no combate à violência contra a mulher em razão do gênero. O objetivo é realizar atividades preventivas, educativas, ostensivas e repressivas.

Em Santa Catarina participam da atuação integrada o Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC), Polícia Militar (PMSC), Polícia Civil (PCSC) e Polícia Científica (PCISC), além da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP). Esta ação é organizada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

Como forma de agregar ao tema, o CBMSC participa do protocolo de atendimento às mulheres vítimas de violência, da SSP e aproveita a data para reforçar e enraizar as práticas para atendimento das vítimas de violência, instruindo bombeiros desde o atendimento telefônico, até a condução ao hospital, para que acolham e atendam as vítimas, garantindo ainda a segurança delas e dos bombeiros envolvidos, além do acionamento das polícias para a condução de cada caso. Neste protocolo, o sigilo das informações e o cuidado com as vítimas são primordiais.

Pedido de ajuda silencioso

O destaque da operação deste ano é a divulgação do símbolo universal do pedido de ajuda silencioso, em que a vítima de violência deve fazer para sinalizar discretamente quando está em uma situação de perigo, para que possa ser auxiliada.

O símbolo deve ser feito com os 4 dedos fechados sobre o polegar, conforme imagens abaixo.

Ações já programadas

Entre as ações já previstas, o CBMSC participa da palestra integrada entre as instituições, no dia 07 de março, às 9h30min, em Joinville.

Já no dia 08 de março, também em Joinville, será realizado o "DIA D", uma ação preventiva envolvendo as corporações, das 8h às 11h no terminal rodoviário, com sensibilização da população em relação ao tema da campanha.

Texto: Melina Cauduro - Jornalista do CBMSC
Imagens: soldado Eduardo de Souza
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube.