PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (348 palavras)

CBMSC ATENDE OCORRÊNCIA DE DESLIZAMENTO EM CONSTRUÇÃO CIVIL EM XANXERÊ

Próximo às 16:30 horas da quarta-feira, 11, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) de Xanxerê atendeu uma complexa ocorrência de acidente de trabalho, na qual um trabalhador foi soterrado, após deslizamento de concreto e terra em obra de construção civil. Quando as equipes de plantão chegaram, a vítima já estava em óbito, mas havia a necessidade de remoção do corpo, que se encontrava num pilar estrutural da fundação de aproximadamente 4m de profundidade.



A Força Tarefa do 14º Batalhão foi acionada. Em Xanxerê, fica o Centro de Referência em Desastres Urbanos (CRDU), com a principal especialidade na realização de cursos de resposta em áreas deslizadas. O solo estava instável e havia água vertendo em grande quantidade. A primeira ação dos membros da Força Tarefa com curso de deslizamento foi determinar a abertura de uma larga vala lateral ao pilar com apoio de retroescavadeira para acessar a vítima. Após, foi necessário remover a água com uma bomba de água suja. Então para liberação da vítima foi utilizada a técnica de desmanche hidráulico, no qual foi possível remover parcialmente o concreto e o solo ao redor da vítima, até a altura do quadril. O concreto já estava em fase de endurecimento, sendo necessário uso de ferramentas de sapa, alternando com o desmanche hidráulico para finalizar a remoção do corpo. Ao final, o corpo ficou ao cuidado do IGP.



Atuaram na cena, sob o comando do tenente Gomes, 13 bombeiros militares e 06 bombeiros comunitários. A ocorrência teve duração de mais de 5 horas no local, sem considerar o feedback com o efetivo empenhado e a desmobilização. 


Créditos:
Texto: major Ismael Mateus Piva
Imagens: Divulgação CBMSC/Xanxerê
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193