No último domingo, dia 30, as equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) foram acionadas para atender a uma ocorrência de incêndio em edificação no bairro Bela Vista, em Gaspar.
A equipe de plantão da Organização de Bombeiro Militar (OBM) em Gaspar fez o deslocamento com um Caminhão Auto Busca e Salvamento (ABS-09) e também um Auto Tanque (AT-03), conduzidos por 2 Bombeiros Militares, 4 Bombeiros Comunitários que estavam de plantão no do dia, e 2 Bombeiros Comunitários, que vieram ajudar durante a folga.
No local foi confirmada a natureza da ocorrência e constatado que tratava-se de uma edificação mista (alvenaria e madeira) e que o incêndio estava em completo desenvolvimento. A edificação era utilizada como ocupação multifamiliar, com quatro quitinetes, que segundo o solicitante estavam todas ocupadas.
Os residentes das moradias já haviam deixado o local no momento da chegada dos bombeiros e não houve nenhum relato de ferimento. A única intercorrência foi de uma moradora, maior de idade, que foi atendida pela equipe do SAMU de Gaspar, por sentir-se mal devido ao estresse do ocorrido, mas foi liberada no local pela equipe técnica.
Devido a intensidade das chamas, o método de combate utilizado foi o combate direto ao fogo, com linha de água pressurizada, e paralelamente a isso, a equipe também atuou protegendo as residências vizinhas, a fim de evitar a propagação das chamas.
Ao todo, foram utilizados 12 mil litros de água entre combate e rescaldo. Não há informações sobre as causas iniciais do incêndio, as quais serão determinadas somente após a realização da perícia de incêndio.
A Polícia Militar também esteve presente auxiliando no isolamento e realizando as ações de sua competência.