CBMSC celebra 20 anos de ativação em Itapiranga

Para marcar a passagem do vigésimo aniversário desde sua ativação, Bombeiros Militares e Comunitários de Itapiranga realizaram uma formatura alusiva à data, celebrada na última sexta-feira (19). Presidida pelo Major BM Marco Antônio Eidt, que também é itapiranguense, a formatura foi marcada por homenagens às personalidades que tiveram participação especial na história do Grupamento Bombeiro Militar (GBM) de Itapiranga.

Entre os homenageados que compareceram ao evento, destaque para a comissão de implantação, formada por João Batista Schneider (prefeito em 1999), José Heckler (vice-prefeito em 1999), Milton Simon (presidente da Câmara de Vereadores em 1999) e Alois Kirchner - em memória - membro da comissão de implantação, representado por sua filha Elenice.

22.07 Itapiranga4

Também foram homenageados os prefeitos de Itapiranga e São João do Oeste, antigos Comandantes, presidentes de honra da Associação dos Bombeiros Comunitários de Itapiranga e autoridades do município, além de militares e civis que serviram no quartel de Itapiranga - muitos deles já aposentados ou na reserva.

Além das autoridades homenageadas, também participaram do evento o Comandante do Pelotão de Polícia Militar de Itapiranga, 2° Tenente Alcenir Luís Minuscoli, a Promotora de Justiça Comarca Itapiranga, Ana Carolina Ceriotti, o vice-prefeito de Itapiranga, Fernando Girardi, Secretário de Saúde e Promoção Social, Vitus Ritter, representando o prefeito de São João do Oeste, Fernando Bisigo e Presidente da Associação dos Empresários de Itapiranga (Assemit), Clemente Schnorrenberger, além de Secretários Municipais, comandantes de quartéis do 12° BBM, amigos e familiares.

Roteiro Turístico

No evento, foi assinado o Termo de Autorização, que inclui o quartel no roteiro turístico do município, oficializando uma prática que já ocorria há tempos. Com um roteiro de visitas elaborado pelos próprios bombeiros de Itapiranga, o quartel está preparado para receber, sob agendamento, turmas com até 30 integrantes que terão sua visita orientada por um programa pré-definido.

22.07 Itapiranga3

Entre as “atrações” da unidade, está a apresentação de um vídeo institucional, que objetiva apresentar a forma que está estruturado o quartel, suas rotinas, viaturas e equipamentos. Para as crianças, há a possibilidade de vestir um uniforme e simular um combate a incêndio, bem como, registar a experiência nas próprias viaturas. Os agendamentos podem ser feitos pelo e-mail 12_12cmt@cbm.sc.gov.br ou pelo fone (49) 3472-5100.

Novas conquistas e homenagens

Como ato final do cerimonial, foi realizada a formatura do Curso de Formação de Bombeiros da Melhor Idade – Turma São João do Oeste, que foi submetida ao tradicional batismo da instituição, ao som de Fligerlied – canção no idioma alemão que em seu refrão enfatiza “Heut ist so ein schöner Tag” - “Hoje é um dia tão lindo”.

22.07 Itapiranga

Em seu pronunciamento, o Comandante da unidade, 2° Sargento André Rauber, agradeceu a todos que tiveram a oportunidade de participar da evolução do quartel de Itapiranga. “Se hoje, 20 anos após a implantação, temos uma estrutura que atende nossa demanda, é porque muito se trabalhou para que chegássemos a este ponto” – declarou. Representando o prefeito Jorge Welter, o vice-prefeito Fernando Girardi parabenizou a todos pelas conquistas e aproveitou a oportunidade para anunciar o processo licitatório de equipamentos de mergulho, com um investimento de R$ 77.500 mil.

22.07 Itapiranga2

O Major BM Eidt, recordou o dia da inauguração do quartel, quando participou do evento como então integrante da Banda Municipal de Itapiranga, a qual coube a execução dos hinos e canções do cerimonial. Destacou que, 20 anos após a implantação, foi perceptível o envolvimento de toda sociedade no cotidiano da instituição, sendo esta uma marca dos quartéis do 12° BBM, com sede em São Miguel do Oeste.

História do quartel

Com o movimento “pró-bombeiro” iniciado em 1997, aliado ao projeto de expansão de unidades do CBMSC, no dia 21 de Julho de 1999 Itapiranga passou a contar com o serviço de bombeiros, abrangendo em sua área de atuação os municípios de São João do Oeste, Tunápolis, Iporã do Oeste, Mondaí, Riqueza e Caibi. Posteriormente, com a abertura de novos aquartelamentos, esta área ficou restrita a Itapiranga e São João do Oeste.

Para registar a passagem do 20° aniversário, foi elaborado um informativo, o qual, com o apoio das Agentes de Saúde, será entregue a cada família dos municípios de Itapiranga e São João do Oeste. O documento também está disponível de forma digital, possibilitando que outras pessoas também o acessem clicando aqui.

Créditos: 1º Tenente BM João Rudini Sturm. Fotos: Éder Alvarenga.