PESQUISAR

Blog de Notícias

3 minutos para leitura (577 palavras)

CBMSC COLOCA A SAÚDE MENTAL DO MILITAR EM FOCO NO SETEMBRO AMARELO 2022

O Setembro Amarelo, por iniciativa da Associação Brasileira de Psiquiatria, é o mês de prevenção ao suicídio. A campanha começou em 2014, já que a triste realidade é que o suicídio é um problema mundial e, que apesar dos grandes números, continua sendo um tabu. 

Todavia sabe-se que a melhor forma de combater este mal é por meio da conscientização, conhecimento e comunicação. Por isso a corporação abraça a campanha que tem como lema: "A vida é a melhor escolha!".



Neste ano, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) aproveita para colocar em foco a saúde mental do militar. Tanto bombeiros como policiais atuam em atividades estressantes, muitas vezes colocando-se em risco. Este estresse pode acumular-se e, junto com outros problemas, afetar tanto a vida pessoal quanto a vida profissional, quando a saúde mental é afetada. Em casos extremos, pode chegar a manifestações suicidas.

Por isso, é importante que este tema seja desmistificado – ainda mais em tempos pandêmicos e pós-pandêmicos –, pois é conversando, lendo e adquirindo conhecimento que aprendemos a perceber quando nós ou alguém próximo precisa de ajuda e de acompanhamento profissional.

A partir disso, forma-se um elo por meio do diálogo, seja consigo mesmo, com nossos familiares ou com companheiros de trabalho. Nesta exata ordem, já que um bombeiro precisa estar bem consigo mesmo para poder acolher seus familiares e companheiros, assim como uma equipe de plantão que dialoga e se encontra bem mentalmente consegue atender melhor a população.

Portanto, busque se conhecer mais, observe suas mudanças, sejam de humor ou saúde, problemas gástricos, de pele, ansiedade, ou até mesmo uma queda de cabelo fora do normal pode demonstrar o início de um estresse excessivo. Compartilhe com alguém o que está acontecendo e procure ajuda já nos primeiros sinais. Ser humilde e pedir ajuda é um ato de extrema coragem!

Não deixe de comparecer aos eventos alusivos ao Setembro Amarelo promovidos por nossa corporação: haverá palestras, que serão conduzidas pela equipe de saúde da corporação, em todos os Batalhões (para maiores informações procure o psicólogo da sua região), além do 1º Simpósio ABEPOM - Sua saúde importa SIM!, abordando os temas referentes à saúde mental e segurança pública, que acontecerá nos dias 08 e 09 de setembro de 2022, respectivamente nas cidades de Chapecó e São Miguel do Oeste.

Além disso, neste ano, será lançado o primeiro treinamento de Guardiões da Vida na corporação, reforçando a importância da rede de apoio interna como ferramenta essencial à proteção da vida. Por indicação e com vagas limitadas, o treinamento Guardiões da Vida visa capacitar militares para identificar, acolher e encaminhar outros militares que estejam em adoecimento psicológico de risco. Para mais informações sobre esta capacitação, contatar o psicólogo da região da Polícia Militar.

Por fim, reforçamos a importância do serviço de Psicologia do CBMSC. Para informações sobre os serviços prestados e como acessá-los, entre na página "Serviço de Psicologia", que pode ser encontrada na Área do Bombeiro do site do CBMSC.


Créditos:
Texto: soldado Plínio Gomes Rangel
Imagens: soldado Eduardo Silva De Souza
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Rua Almirante Lamego, 381, Centro, Florianópolis - SC | CEP: 88015-600

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193