PESQUISAR

Blog de Notícias

1 minuto para leitura (291 palavras)

CBMSC começa alta temporada com número expressivo de guarda-vidas

 

Iniciada no dia 11 de outubro, a Operação Veraneio no Corpo de Bombeiros Militar continua sendo a maior do Estado na área da Segurança Pública. Nesta sexta-feira, 21 de dezembro, começa a alta temporada nas praias de Santa Catarina. Ficam à disposição do povo catarinense, 1146 guarda-vidas, que atendem 35 cidades e 170 Balneários, o que corresponde a 58% de todo o litoral do Estado – 326 km. Além disso, o CBMSC conta com os dois helicópteros e dois aviões, do ARCANJO, frutos da parceria com o SAMU, além de acrescentar na rotina: 51 viaturas extras, bem como 37 quadricíclos, 37 motoaquáticas, 24 lanchas e 384 postos de observação. Na prática, significa muito mais segurança nas praias – uma garantia que o Corpo de Bombeiros Militar procura proporcionar no período de alto veraneio, que termina em meados de janeiro.

 

 

“Temos todo o equipamento à disposição para qualquer ocasião que necessite do nosso auxílio ou resgate: terra, água e mar.”, registra o Tenente Ian Triska, que completa: “recebemos, inclusive, três embarcações de alta tecnologia para resgate. Uma será usada em Imbituba, outra em Itajaí e a terceira em Florianópolis”, prevê. O ciclo se completa oficialmente no dia 11 de março, quando SC finaliza as ações de veraneio; no CBMSC, no entanto, os guarda-vidas se mantém à disposição até meados de abril.

Atualmente, o quadro de guarda-vidas no CBMSC gira em torno de 1,7 mil. Eles passam por um curso oferecido pelo Corpo de Bombeiros durante um mês e se preparam fisicamente antes, durante e depois do período de orientação. No dia 28 de dezembro, aliás, comemora-se o dia do guarda-vidas.

 

 

Texto: Andrey Lehnemann - Jornalista
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

 

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193