PESQUISAR

Blog de Notícias

4 minutos para leitura (717 palavras)

CBMSC comemora 89 anos com formatura de Cabos na Capital

 

Acesse a galeria de fotos: AQUI

 

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) celebrou nesta sexta-feira (25/09) em cerimônia realizada na Capital o aniversário dos 89 anos da instituição (1926-2015). Em uma única solenidade prestigiada por autoridades civis e militares no Centro de Ensino Bombeiro Militar (CEBM) foram entregues homenagens e formada mais uma turma do Curso de Formação de Cabos (CFC).

 

Com efetivo de 2,7 mil homems e mais de uma centena de quartéis espalhados pelo Estado, o CBMSC abrange atualmente cerca de 90% das cidades com mais de dez mil habitantes – considerada uma das melhores coberturas do serviço de bombeiro do país.


A Corporação realiza por ano cerca de 130 mil atendimentos pré-hospitalares, 12 mil resgates, 10 mil ações de combate a incêndio, cinco mil salvamentos de vítimas de afogamento em praias – além das mais de 40 mil análises de projetos preventivos contra incêndio e outras 300 mil vistorias de edificações.

 

“Podemos ser considerados exemplo em eficiência. No resto do mundo os serviços que prestamos são realizados por ao menos quatro instituições diferentes”, destaca Coronel BM Mocellin, que mencionou a mudança estratégica recente na Corporação em busca de melhores serviços à comunidade:

 

“Além buscar dar condições para operacionalização e simplificação de processos, estamos também intensificando ações de prevenção de forma a nos anteciparmos às grandes catástrofes e reunindo esforços para traçar um plano de crescimento sustentável à Corporação, buscando melhores condições de trabalho para aqueles que dela fazem parte e mais qualidade nos serviços que prestamos à Sociedade”, finalizou.

 

Formatura de Cabos

 

Durante a solenidade alusiva aos 89 anos do CBMSC - comemorado em 26 de setembro – houve o ato de formatura de 33 novos Cabos Bombeiro Militar que após período de aperfeiçoamento profissional junto ao CEBM retornam para suas cidades de origem para atuarem no atendimento à população.

 

Pelo desempenho acadêmico destacado, finalizando o Curso de Formação de Cabos (CFC II/2015) no primeiro lugar na classificação geral, o Aluno-Cabo BM Mateus Humberto Maciel Batista foi homenageado com a Medalha Cabo Zilmar Farias e a Medalha de Mérito Intelectual, ambas honrarias concedidas como forma de estímulo ao desempenho acadêmico nos cursos de atualização.

 

A turma Cabo BM RR Manoel José Francisco teve como paraninfo o 1º Tenente BM João Vicente Cavalazzi, o qual foi homenageado com um mimo pelos colegas de farda. A entrega de homenagem foi estendida a familiares do Cabo BM Francisco, que empresta o nome à turma.

 

O militar ingressou na Corporação na década de 1970 e teve atuação destacada como um dos pioneiros nos serviços de salvamento aquático e busca subaquática – à época em que o mergulho era realizado sem a utilização de equipamento autônomo. Cabo BM RR Francisco vive em Tubarão e é pai do CB BM Bravura Israel da Silva Francisco, formando na ocasião.

 

Lançamento da revista Ignis

 

Na formatura foi lançada oficialmente a revista técnico-científica Ignis, do CBMSC, publicação semestral que reunirá trabalhos inéditos relacionados à Segurança Pública, abrangendo temas relacionados com a atividade Bombeiro Militar ou temas que apresentem resultados de estudos e pesquisas afins.

 

 

Homenagens

 

O Comando-Geral do CBMSC homenageou na solenidade o Coronel PM RR Alinor José Ruthes, in memorian, pelos relevantes serviços prestados à Sociedade catarinense. Nascido em Mafra, o militar aposentado ingressou nas fileiras da Polícia Militar do Estado na década de 1950, vindo a ocupar destacadas como a chefia do Estado-Maior Geral da PMSC e do Departamento Estadual de Trânsito.

 

Na ocasião também houve a entrega de Medalhas de Mérito Bombeiro Militar e Medalhas de Mérito por Tempo de Serviço nas categorias Ouro (30 anos), Prata (20 anos) e Bronze (10 anos) a 11 Bombeiros Militares e a entrega da Medalha de Bravura ao fomando Cabo BM Israel da Silva Francisco. Este último, acabou homenageado por ter em abril de 2014 conseguido socorrer uma vítima de choque elétrico mesmo em condições de extremo risco na cidade de Tubarão.

 

O Secretário de Estado da Segurança Pública César Grubba acompanhou Coronel BM Mocellin na entrega das veneras.

 

 

A série de atos comemorativos foi encerrada com o tradicional batismo (banho de mangueira) dos formandos.

 

Bombeiros, ao combate!

 

Créditos: Ccs do Cmdo-Geral/Soldado BM Felipe Rosa / Fotos: Soldado BM Tiago Moritz

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193