PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (356 palavras)

CBMSC E DEFESA CIVIL REALIZAM SIMULADO DE EVACUAÇÃO NAS ESCOLAS DE GASPAR

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) realizou no mês de novembro simulados de incêndio e evacuação nas escolas EEB Professor Vitório Anacleto Cardoso, EEB Zenaide Schmitt Costa, EEB Professora Dolores Luzia dos Santos Krauss e EEB Norma Mônica Sabel em apoio à Defesa Civil (DC) de Gaspar. As atividades aconteceram no período da manhã e tarde em cada colégio. Foram feitas reuniões prévias com os instrutores e professores integrantes do projeto Defesa Civil na Escola antes de iniciar os simulados, a fim de alinhar as condutas dos responsáveis pela operação.
1811 Gaspar
A atividade tem como objetivo preparar estudantes e profissionais da unidade escolar para atuar em uma ocorrência de evacuação e incêndio recebendo todas as orientações da DC e CBMSC. O simulado também visa prevenir que os ocupantes da edificação fiquem perdidos e desesperados em uma situação real, pois, após o treinamento, saberão como agir em caso de emergência.
1811 Gaspar 1
Para dar veracidade à atividade, foi utilizado máquina de fumaça simulando um princípio de incêndio na sala da edificação. Após isso foi feito acionamento do alarme e ligação para a Central de Operações Bombeiro Militar (COBOM), para acionar a equipe de plantão simulando uma ocorrência real. Durante o simulado, os alunos foram orientados dos perigos e treinados em momentos de evacuação em um edifício, foi feito também simulação de alunos feridos, que foram atendidos pelos socorristas.
1811 Gaspar 2
Após o simulado, foi realizado um feedback da situação aos alunos e professores para que todos entendessem a importância e o objetivo do simulado. Para finalizar foi informado o tempo de resposta da equipe do CBMSC, da evacuação total em cada escola e informado os pontos positivos e a melhorar em caso de emergência.

Créditos:
Texto: Soldado Jacob Vilain Neto
Imagens: Soldado Jacob Vilain Neto
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193