Neste 2 de julho, Dia Nacional dos Corpos de Bombeiros do Brasil, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) e o Ministério Público Federal (MPF) assinaram um acordo de cooperação técnica. O objetivo é capacitar os cerca de 500 servidores do MPF no estado sobre como agir em situações de emergência.
O convênio foi firmado entre o Comandante-Geral do CBMSC, Coronel Fabiano de Souza, e o procurador chefe da Procuradoria da República em Santa Catarina, Daniel Ricken, com o intuito de promover capacitações práticas e teóricas para servidores, procuradores e colaboradores do MPF.
A partir do segundo semestre de 2025, o CBMSC iniciará uma série de instruções voltadas às unidades do MPF em dez municípios catarinenses, contemplando temas como primeiros socorros, sistemas preventivos de combate a incêndio, evacuação de edificações e abandono de local em segurança. Cada servidor passará por uma capacitação de 12 horas/aula.
"Ao levarmos conhecimentos básicos à população e a servidores de instituições públicas, fortalecemos a cultura da autoproteção e da prevenção. Isso facilita nosso trabalho no dia a dia e contribui diretamente com nosso principal objetivo: salvar vidas", destacou o Coronel Fabiano de Souza.
O convênio prevê que os treinamentos sejam realizados de forma descentralizada, atendendo às sedes das Procuradorias da República no estado, com o apoio das unidades locais do CBMSC. A iniciativa também promove a integração entre instituições públicas, otimizando recursos e ampliando o impacto social das ações.
"Além de qualificar nosso corpo técnico para agir em situações emergenciais, essa parceria também forma cidadãos preparados para auxiliar em qualquer contexto de urgência, dentro ou fora do ambiente de trabalho. É uma colaboração que beneficia não apenas as instituições, mas toda a sociedade", afirmou o Procurador-Chefe Daniel Ricken.
Esta é a segunda vez que a parceria entre os dois órgãos é firmada com o intuito de formação. A expectativa é de que o convênio se torne permanente, contribuindo para a construção de uma sociedade mais segura, resiliente e preparada para agir diante de emergências.