PESQUISAR

Blog de Notícias

3 minutos para leitura (504 palavras)

CBMSC E TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO FORMAM A 1ª BRIGADA DE INCÊNDIO DO TCE

Na tarde desta quarta-feira, 08, um simulado de incêndio com vítimas foi realizado no prédio do Tribunal de Contas de Santa Catatina (TCE), no Centro de Florianópolis.



Envolvendo os Brigadistas do TCE, que foram treinados pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), após 40 horas de aulas e treinamentos com 24 servidores, além de integrantes do 1º Batalhão de Bombeiros Militar (1º BBM), com sede em Florianópolis, o simulado contou com uma auto escada mecânica, uma ambulância auto socorro de urgência, e um caminhão de combate a incêndio auto bomba tanque e resgate, além de duas motos batedoras.  



Este simulado marcou a finalização do 1º Curso Avançado de Brigadista de Incêndio, que teve um total de 48 horas/aula, com etapas teóricas e práticas sobre combate a incêndio e atendimento pré-hospitalar. No total, 24 brigadistas (12 servidores e 12 colaboradores terceirizados) foram treinados entre os dias 14 e 24 de novembro do ano passado. O objetivo da formação da Brigada de Incêndio é adequar o TCE à lei de segurança contra incêndio, formando uma brigada com qualidade, de nível avançado, com educação continuada e comprometida com a vida humana e o patrimônio do Tribunal. Algumas das atribuições da brigada são a identificação dos perigos e dos riscos existentes, a inspeção periódica dos equipamentos e de combate a incêndio e das rotas de fuga do edifício principal e dos dois blocos. 



"O simulado foi um sucesso, pela primeira vez o prédio passou por um treinamento deste tamanho, envolvendo todos os servidores e a brigada. Cumprimos o tempo de 17 minutos para evacuação total, assim qualificamos e verificamos as necessidade de melhoria nos sistemas preventivos", disse o subtenente Jacymir, responsável pelo treinamento dos brigadistas.

Na solenidade o Comandante-Geral do CBMSC, coronel Fabiano de Souza, destacou a importância do TCE ter uma brigada de incêndio, exaltando que uma edificação bem protegida é um exemplo a ser seguido e parabenizou o presidente do TCE pela iniciativa. "Desejo que os brigadistas nunca precisem ser acionados, mas que quando forem acionados estejam bem preparados", completou.



A solenidade de formatura, que contou com a presença do presidente do Tribunal, conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, que destacou o ineditismo da ação, que acabou adiada por conta da pandemia, mas exaltou o bem sucedido simulado. O presidente lembrou que o TCE "tem pautado suas ações no controle da gestão pública para a prevenção e é assim que também queremos agir em relação não apenas aos bens materiais, mas aos nossos recursos humanos, maior patrimônio desta Casa", completou.


Créditos:
Texto: Melina Cauduro - jornalista do CBMSC
Imagens: Melina Cauduro - jornalista do CBMSC
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193