PESQUISAR

Blog de Notícias

3 minutos para leitura (523 palavras)

CBMSC É TRICAMPEÃO NACIONAL DE RESGATE VEICULAR

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) venceu o 6º Desafio Nacional de Resgate Veicular, realizado em Gramado, no Rio Grande do Sul. O evento ocorreu durante o Seminário Nacional de Bombeiros (SENABOM), contando com a participação de 13 equipes de bombeiros militares e voluntários do Brasil. Com o resultado, o CBMSC obteve vaga para o World Rescue Challenge (WRC) 2024, evento que ocorrerá na Ilha da Madeira, Portugal.  



O CBMSC foi representado pela Condá Rescue Team, equipe do 6º Batalhão de Bombeiros Militar, com sede em Chapecó. Criada em 2019, a equipe conquistou seu bicampeonato, obtendo ainda como resultados o 1º lugar na categoria comando de operações, 1º lugar na categoria técnica (resgate) e 2º lugar na categoria atendimento pré-hospitalar.

A Condá conquistou duas competições nacionais (2022 e 2023), um vice-campeonato nacional (2019) e duas competições estaduais (2019, 2021). A equipe do 6ºBBM participou do WRC Luxemburgo 2022, sendo que neste momento está em preparação para o WRC 2023, que ocorrerá no final do mês nas Ilhas Canárias, Espanha.

Desde que o CBMSC ingressou na plataforma competitiva-formativa da World Rescue Organisation (WRO), em 2016, em todos os anos as equipes da corporação estiveram nos desafios mundiais. Nas participaçẽos anteriores, o CBMSC foi representado pelo 11º BBM, de Joaçaba, no WRC 2017 (Romênia), WRC 2018 (África do Sul) e WRC 2019 (França).


Um legado maior do que as competições

A participação dos desafios internacionais trouxe grandes e positivos impactos na doutrina do resgate veicular do CBMSC. Além de ajustes na Rotina de Resgate (protocolo de atuação dividido em etapas), a aproximação do resgate veicular e do atendimento pré-hospitalar tem garantido uma visão totalmente voltada e centrada na vítima durante operações em sinistros de trânsito. Em decorrência do modelo internacional de avaliação, a doutrina do resgate veicular voltou-se para pilares básicos que são repassados durante todas as formações de militares e civis na área: segurança, comunicação e organização. 



A inovação em procedimentos operacionais e até mesmo em equipamentos e acessórios também foi possível graças ao volume de treinamento e estudo das equipes de resgate veicular, pois os integrantes alinham e debatem sobre as dificuldades vivenciadas nas ocorrências e nos cenários das competições, visando buscar soluções rápidas e seguras para que o salvamento seja ofertado com excelência.  



Novas e adaptadas técnicas de desencarceramento, padronização na abordagem e extração de pacientes, organização tática de equipes e guarnições, debate em cenários com emprego de maquetes e estudos de caso são alguns exemplos do quanto os eventos competitivos têm contribuído para uma atividade operacional de qualidade.

Hoje o CBMSC já é uma referência nacional na formação de resgatistas e de equipes de RVE.


Créditos:
Texto: Coordenadoria de Resgate Veicular
Imagens: sargento Ewerton Luiz Oliveira
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube.

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193