CBMSC EM BALNEÁRIO PIÇARRAS REALIZA COPA LIFESAVING E LANÇA NOVIDADE PARA A MODALIDADE EM SANTA CATARINA

No último sábado, 23, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) em Balneário Piçarras realizou a Copa Lifesaving, em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer do município e o Instituto do Meio Ambiente (IMP). O evento reuniu 147 atletas divididos em 08 equipes, sendo que cada uma delas representava uma cidade do litoral norte catarinense.

O evento contou com 05 provas, sendo elas: corre-nada-corre, beach flags, resgate com nadadeiras e lifebelt, remada com paddle board e remada com surfski. Aos moldes da Federação Internacional de Salvamento Aquático, a International Lifesaving - ILS, o evento teve como objetivo fomentar a modalidade na região do 7º Batalhão de Bombeiros Militar (7ºBBM), visto que é de suma importância o desenvolvimento de competências aquáticas para a redução dos índices de afogamento.

O destaque da Copa Lifesaving foram as categorias para menores de 18 anos, que foram batizadas de acordo com suas faixas etárias e respeitando a devida progressão do conhecimento, com os nomes dos programas e projetos do CBMSC destinados ao público infantil que visam a prevenção de afogamentos. Dessa forma, a categoria de 7 a 10 anos foi intitulada Golfinho, a categoria de 11 a 14 anos de Guarda-Vidas Mirim e de 15 a 17 anos de Jovem Guarda-Vidas.

Além das provas supracitadas, o evento contribuiu com o município anfitrião, Balneário Piçarras, para atender-se a critérios diante do Programa Bandeira Azul, neste caso, a segurança nas praias.

O IMP realizou oficinas dando-se destaque para as medalhas ecológicas adquiridas pela Secretaria de Esportes e preenchidas pelo IMP com sementes de restinga, as quais foram plantadas ali mesmo no local do evento pelas crianças.

"Fomentamos o Lifesaving, a marca do CBMSC, o serviço de Guarda-vidas e, de forma simbólica, plantamos sementes voltadas ao desenvolvimento de competências aquáticas e para a diminuição do risco de afogamento", destaca o capitão Rafael Manoel José, integrante da Coordenadoria de Atividades Aquáticas do CBMSC e Comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Balneário Piçarras.

A equipe de Itapoá consagrou-se campeã do evento. A classificação geral da Copa Lifesaving deu-se da seguinte forma:

1º lugar: Itapoá - 504 pontos

2º lugar: Balneário Piçarras - 473 pontos

3º lugar: Itajaí - 309 pontos

4º lugar: São Francisco do Sul - 293 pontos

5º lugar: Navegantes - 201 pontos

6º lugar: Barra Velha - 182 pontos

7º lugar: Penha: 181 pontos

8º lugar: Balneário Barra do Sul - 139 pontos

O Comandante do 7º BBM, tenente-coronel George de Vargas Ferreira, e do CBMSC em Balneário Piçarras, capitão Manoel Rafael José agradecem aos organizadores, apoiadores, participantes e a todos que prestigiaram o evento, já vislumbrando a Copa Lifesaving do 7º BBM para 2025.

Texto: capitão Rafael Manoel José
Imagens: Rafael da Silva
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube.