CBMSC EM BLUMENAU APRESENTA SEU NOVO COMANDANTE À COMUNIDADE

O 3º Batalhão de Bombeiros Militar (3º BBM), em Blumenau, realizou solenidade de passagem de comando da unidade e a entrega do Diploma Amigo do Bombeiro na tarde desta quarta-feira (19). O tenente-coronel Jorge Artur Cameu Junior, que ficou à frente da unidade por 26 meses, deixou o comando para assumir a 1ª Região Bombeiro Militar. Em seu lugar, o tenente-coronel Diogo de Souza Clarindo assumiu o posto deixado por ele no 3º BBM.

A solenidade contou com a presença do Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), coronel Fabiano de Souza, da vice-prefeita de Blumenau, Maria Regina de Souza Soar, bem como de bombeiros e policiais militares, bombeiros comunitários, familiares e autoridades locais. Ao final do evento, os comandantes foram homenageados com o tradicional batismo do fogo.

O tenente-coronel Diogo afirmou que pretende continuar o legado do 3º BBM como uma unidade de referência no estado de Santa Catarina: "Desejo potencializar o serviço operacional, com investimentos em novas viaturas e equipamentos e, também, aperfeiçoar o efetivo, para melhor servir a nossa população".

Em sua despedida, o tenente-coronel Cameu reforçou os bons relacionamentos construídos durante sua passagem pelo batalhão: "O povo do Vale do Itajaí é muito especial. As autoridades sempre muito parceiras e atenciosas em relação às nossas demandas, o empresariado consciente de suas responsabilidades e compreensível em relação às nossas exigências, a comunidade extremamente organizada e resiliente. Isso sem falar da tropa do 3º BBM, extremamente técnica, disciplinada, se destacando pela excelência, cuidado com os mínimos detalhes e pelo atendimento humanizado. Sentirei muita falta desse convívio diário com pessoas tão acolhedoras", confessou o oficial.

Histórico do novo comandante

O tenente-coronel Diogo de Souza Clarindo tem 42 anos e é natural do município de Tubarão, no sul do estado. Possui ensino superior em fisioterapia e em tecnologia em gestão de emergências, além de pós-graduação em gestão pública e em administração em segurança pública.

Durante seus 19 anos de serviço público, comandou os quartéis de Laguna e Braço do Norte e construiu a maior parte de sua carreira no município de Tubarão, onde atuou como chefe da Seção de Atividades Técnicas, subcomandante e comandante do 8º Batalhão de Bombeiros Militar.

Entre diversas especializações de cunho operacional, o oficial destaca-se por sua atuação na área de Busca e Resgate em Inundações e Enxurradas, da qual é instrutor titular do curso e presidente da coordenadoria estadual, órgão responsável por orientar e regular as ações desempenhadas por bombeiros militares em ocorrências de desastres de natureza hídrica.

Entrega de Título Honorífico Amigo do Bombeiro

A solenidade também marcou a entrega do Diploma Amigo do Bombeiro, que tem a finalidade de homenagear pessoas ou instituições que, por meio de suas ações, contribuem para o fortalecimento e reconhecimento da atuação do CBMSC. A concessão do título é uma forma de agradecimento e reconhecimento público pelos serviços prestados em prol da corporação, e pode ser conferido a autoridades, empresas, organizações e cidadãos que se destacam por sua colaboração e apoio aos bombeiros. Nesta solenidade receberam os títulos:

- Egídio da Rosa Beckhauser, ex-presidente da Câmara de Vereadores de Blumenau;

- Jefferson Santos, proprietário, editor e repórter do portal Mesorregional.

Confira todas as fotos clicando aqui.

Texto: Isabela Gorges
Imagens: soldado Plínio Gomes Rangel e soldado Muriel Manoel da Silveira
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube; Twitter.