CBMSC EM BRAÇO DO NORTE INAUGURA NOVO QUARTEL E RECEBE NOVAS VIATURAS

Na tarde de quinta-feira, 06, foi inaugurada a nova sede do quartel do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), em Braço do Norte. Na ocasião foi realizada a entrega de viaturas e a passagem de comando da 3º Companhia de Bombeiros Militar do município.

Novo quartel

A nova sede do no quartel do 8º Batalhão de Bombeiros Militar (8º BBM) está localizada no bairro Rio Bonito e contou um com investimento de R$ 2.500.000,00 oriundos da parceria entre o CBMSC e os município de Braço do Norte, Grão Pará, Rio Fortuna e Santa Rosa de Lima por meio de convênios municipais.

Atualmente o quartel conta com um efetivo de 19 bombeiros militares e 23 bombeiros comunitários ativos, além de um caminhão auto bomba tanque resgate (ABRT), um caminhão auto tanque (AT), uma ambulância auto socorro urgência (ASU), duas caminhonetes auto resgate (AR) e três viaturas administrativas. Além disso, embarcações para atuação em ocorrências que envolvam alagamentos, enchentes e enxurradas, bem como equipamentos de combate a incêndio, resgate veicular, salvamento em altura, entre outros.

Há quase 25 anos foi fundado o 1º Grupo de Bombeiros Militar em Braço do Norte que era subordinado ao 1º Pelotão do CBMSC em Tubarão, a 3º Companhia em Criciúma, e ao 1º Batalhão, em Florianópolis. Na época o prefeito da cidade, Ademir da Silva Matos, cedeu as instalações de uma antiga escola para que fosse possível executar os trabalhos bombeiris na região que iniciou com 06 bombeiros militares, um caminhão de combate a incêndio, uma ambulância, uma viatura administrativa e com a missão de formar a primeira turma de bombeiros comunitários.

Entregas

Durante a solenidade, foram entregues duas viaturas, sendo um caminhão de combate a incêndio adquirido pelo governo de Santa Catarina e uma caminhonete de resgate adquirida por meio de uma emenda parlamentar do ex-deputado coronel Onir Mocellin e de um convênio municipal de Braço do Norte, assinado pelo prefeito Roberto Kuerten Marcelino. Essas novas viaturas totalizam um investimento de R$ 1.345.000,00, sendo R$1.045.000,00 para compra do caminhão e R$300.000,00 para compra da caminhonete.

O caminhão de combate a incêndio é uma viatura de grande porte, dotada de bomba de incêndio com compartimentos para transporte de equipamentos e um reservatório de água com capacidade de quatro mil litros. O mesmo é empregado em ocorrências de combate a incêndio e acidentes onde há necessidade de um resgate veicular. Já a caminhonete 4x4, é uma viatura de resgate empregada no atendimento a ocorrências em locais de difícil acesso, auxiliando nos serviços de busca, salvamento e resgate.

Os novos veículos possibilitam a redução no valor de manutenção da frota do Corpo de Bombeiros Militar em Braço do Norte, permitindo que os recursos do convênio municipal sejam, cada vez mais, destinados à aquisição de novos equipamentos e viaturas para manter o trabalho de excelência prestado à sociedade catarinense.

Passagem de comando

Assumiu o comando do quartel do CBMSC em Braço do Norte, a contar do dia 06 de julho de 2023, o capitão Fábio Jerônimo do Carmo. Ele é natural do Rio de Janeiro, graduado em Ciências da Computação pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), pós graduado em Políticas e Gestão em Segurança Pública pela Universidade Estácio de Sá e em Gestão da Ordem Pública pela Faculdade da Polícia Militar de Santa Catarina (FAPOM). Formou-se soldado da Polícia Militar de Santa Catarina em 2003, realizou o curso de Formação de Oficiais do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina em 2014 e o curso de Aperfeiçoamento de Oficiais da Polícia Militar de Santa Catarina em 2022.

Iniciou o Aspirantado no 13º Batalhão de Bombeiros Militar (13º BBM), em Balneário Camboriú, foi comandante do Pelotão de Bombeiros Militar em Itapoá e no 8º Batalhão de Bombeiro Militar em Tubarão passou pelas funções de chefe da seção de Segurança Contra Incêndio, chefe da Seção de Logística, comandante da Força-Tarefa (FT), comandante de Pelotão e comandante de Companhia da Sede.

Entrega de medalhas

As condecorações entregues pelo CBMSC destinam-se a reconhecer publicamente os bombeiros militares, civis e instituições por feitos relevantes para a corporação.

Medalha de mérito por tempo de serviço - categoria prata (20 anos de serviço no CBMSC):

- sargento Diego Fernandes Garcia pelos

Medalha de mérito por tempo de serviço - categoria bronze (10 anos de serviço no CBMSC):

- cabo Relkan de Oliveira Bento

- cabo Lukas Matias Alves

- cabo Walmor Buske Filho

- cabo Josué Farias Flor

- cabo Huan Pacheco Luz

Medalha de mérito Bombeiro Militar - categoria bronze (realização de ação meritória diversa e pela prestação de relevantes serviços na atividade-fim meio, em reconhecimento pela demonstração do alto grau de profissionalismo e do elevado senso de responsabilidade):

- subtenente Diego Souza

- 2º sargento Diego Bernardo da Silva

- 2º sargento Eduardo de Pieri Floriano pela ;

Medalha de mérito de atendimento pré-hospitalar (reconhecimento ao seu destaque na realização de ações reais e benéficas para o desenvolvimento da atividade de atendimento pré-hospitalar junto a corporação.):

- 1º sargento Edson de Freitas

Texto: Cristina Schulze – assessora de imprensa do CBMSC
Imagens: Divulgação CBMSC
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube; Twitter.